Porto Velho/RO, 27 Março 2024 00:43:03

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 09/12/2018 às 07h00min

A- A+

Dezembro começou animando para os comerciantes da capital

As belas turistas “Resultado da aproximação da família Bolsonaro com Trump”. Essa explicação bem-humorada para a vinda de..

As belas turistas

“Resultado da aproximação da família Bolsonaro com Trump”. Essa explicação bem-humorada para a vinda de andorinhas-azuis da América do Norte para a Amazônia não dá conta de responder quais são as consequências de sua presença.

Tudo que se sabe é que migram para cá no período entre setembro e março. Agora, porém, os cientistas passaram a contar com um sistema de monitoramento formado por três antenas instaladas no topo da Torre de Observação do Museu da Amazônia (Musa), em Manaus.

Esta é mais uma oportuna aplicação dos recursos tecnológicos para o pleno conhecimento da Amazônia. A julgar pela popularidade das teorias da conspiração que ainda desinformam e atrapalham os cuidados com a flora, a fauna e os povos amazônicos, a falta de conhecimento e a escassez de recursos são os grandes inimigos do melhor aproveitamento das riquezas da região em benefício de sua gente e do Brasil.

Embora a revoada das andorinhas-azuis seja um belo espetáculo, a ignorância sobre as circunstâncias em que elas chegam ao Brasil e o impacto local de sua presença pode até representar riscos à saúde.

As belas turistas podem trazer doenças graves ao meio local – a gripe aviária, por exemplo.

………………………………………..

Testando Bolsonaro

O PT e partidos alinhados a este bloco de oposição formado no Congresso Nacional terá ajuda (pelo menos indiretamente…) do PCC para fazer oposição ao presidente eleito Bolsonaro. A organização criminosa articula nas prisões – inclusive nas federais – rebeliões já no dia da posse do novo presidente em janeiro numa verdadeira queda de braço com o Palácio do Planalto.

Taca-lhe o pau!

Se os “sem terra” de araque que contratam contingentes de manifestantes nas cidades para seus acampamentos pagando almoço e diárias e sindicalistas corruptos que recebiam milhões das gestões petistas/emedebistas esperam que o novo governo será frouxo, podem ter uma amarga surpresa. Não é a toa que esta lotado de generais. É provável que: Taca-lhe o pau nestes bandos de pilantras!.

Disputa esquenta

Na Assembleia Legislativa a disputa pelo comando da casa de Leis começa a esquentar, sabendo-se que a eleição do novo presidente será em fevereiro. A grande verdade é que existem dois grupos antagônicos na peleja e um deles representa as velhas práticas na política rondoniense que tantos dissabores já renderam através de sucessivas operações da PF e tantas prisões de parlamentares.

Roraima ferrada

Com atrasos salariais chegando a três meses, crise migratória provocada pelo desastre  na economia venezuelana, os presídios superlotados sob constante tensão e com o filho envolvido em graves denuncias de corrupção, a governadora Sueli Campos não teve alternativa a não ser aceitar a intervenção federal para colocar a casa em ordem. Intervenção federal nem sempre resolve, vide caso Beron em Rondônia, com a situação agravada.

Orçamento 2019

A Assembleia Legislativa de Rondônia começa a votar o orçamento 2019, que tem como relator o deputado Cleiton Roque (PSB-Pimenta Bueno) e logo em seguida, caso não forem convocadas sessões extraordinárias, poderá começar o recesso de final de ano. Diferentemente de anos anteriores, os Poderes se entenderam a respeito da divisão do bolo tributário, em torno de R$ 8 bilhões.

Via Direta

*** Dezembro começou animando os comerciantes da capital prenunciando um bom movimento neste final de ano *** O pagamento em dia do funcionalismo público tem tudo a ver, injetando grande soma no comércio *** Com as facções criminosas em pé de guerra na disputa do tráfico de drogas, temos constatado finais de semana sangrentos na capital rondoniense *** Até quando? *** Eleição suplementar agora só em Pimenta Bueno, neste domingo. Em Rolim de Moura Luizão do Trento já reassumiu suas funções de prefeito.

 


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas