Porto Velho/RO, 24 Março 2024 09:21:29

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 06/10/2023 às 12h42min

A- A+

É preciso compreender melhor as causas dos fenômenos para preveni-los e compensá-los

Confira a coluna

Inimigo a vencer

Diante da seca enfrentada no Norte do país, em confronto com as destruidoras enchentes no Sul, é preciso compreender melhor as causas dos fenômenos para preveni-los e compensá-los. A noção de que proteger a Amazônia significa salvar o mundo do apocalipse climático é muito difundida, mas não é exatamente uma verdade completa. O manejo sustentável da floresta é fundamental para a salvação do planeta, mas o mundo terá que fazer a sua parte para completar as peças do quebra-cabeça.

No caso da piora da seca na Amazônia, cientistas do Inpa, Inpe e Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, vinculados ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, observaram que ela se deve à combinação de fenômenos climáticos alheios à realidade regional que reduzem a formação de nuvens e decretam menos chuvas na região.

Ocorre a combinação de dois terrores climáticos: um, o El Niño, no Pacífico; outro, o aquecimento do Atlântico Tropical Norte. As pesquisas indicam que as temperaturas mundiais batem recordes, aquecem os oceanos e exigem políticas globais para o clima. Cada país focar apenas o próprio território não vai funcionar. Ventos, tempestades, água morro abaixo e fogo morro acima não pedem permissões. Se a democracia não vencer esta batalha, o monstro autoritário fascista que se agigantou há um século voltará com mais sede ao pote.

…………………………………………………………………………

Dragagem no Madeirão

A anunciada dragagem no Rio Madeira, pelo vice-presidente Geraldo Alckmin só é válida no percurso no rio no vizinho estado do Amazonas. As obras devem começar em 15 dias, ao custo de R$ 100 milhões na região do Tabocal, entre Manaus e o município de Itacoatiara. Serão necessários 45 dias para a retirada de sedimentos, desmontar os bancos de areia para possibilitar o transporte com aumento de cargas pela hidrovia. Ao todo os serviços de dragagem serão executados em12 quilômetros, onde se encontra o ponto mais crítico para a navegação.

Sistema prisional

Na falta de ações do governo federal e dos legisladores no Congresso Nacional durante décadas para melhorar o sistema prisional no País, o Supremo Tribunal Federal-STF determinou aos governos estaduais criar um plano para melhorar a situação nos presídios no Brasil. É um verdadeiro desafio para os governadores numa situação que a própria esfera federal não tem conseguido atingir bons resultados e muito pelo contrário, os presídios brasileiros se transformaram em escritórios do crime organizado, tomados pelas facções criminosas existentes nos cadeiões.

A imigração

Em mais uma medida tomada para conter a imigração, Portugal acabou com isenção fiscal a partir de agora para aposentados estrangeiros. Durante algum tempo a medida funcionou para ativar a economia do País, mas diante de grande procura de algumas nacionalidades – brasileira e inglesa por exemplo – a coisa exorbitou. Além disto, a União Europeia reclama da imigração brasileira, que se aproveita de passaportes obtidos em Portugal possibilitando investidas dos imigrantes para os demais países, principalmente para Espanha, Inglaterra, Itália e França.

Pela autonomia

Tendo em vista as eleições municipais do ano que vem, as lideranças distritais buscam apoio para a emancipação de Extrema. Jacy-Paraná e União Bandeirantes. Precisam ser mais atentas a legislação, já que a autonomia dos distritos não depende da Assembleia Legislativa, mas sim da Câmara dos Deputados que bloqueou a criação de novos municípios na década passada depois de uma farra emancipacionista e aumentando as exigências econômicas e demográficas. Para se ter uma ideia, existem distritos com mais de 100 mil habitantes pelo Brasil afora que não conseguiram a independência

Pobre Amazonia

Com a estiagem agravada nos estados do Acre, Amazonas e Rondônia, a região amazônica padece ainda com o desmatamento, queimadas, grilagem de terras, o avanço dos carteis do narcotráfico da Bolívia, Peru e Colômbia e os presídios de Rio Branco, Porto Velho e Manaus, apinhados de traficantes, com a escalada da criminalidade na região Norte. É realmente uma situação das mais ameaçadoras, um barril de pólvora prestes a explodir, uma bomba relógio já com a contagem regressiva e uma população apreensiva com as consequências deste coquetel explosivo. 

Via Direta

*** Com o calor intenso as contas de energia da Energisa e de água pela Caerd estão chegando mais caras aos pobres consumidores de Porto Velho ***Os cientistas falam que a estiagem em Rondônia, Acre e Amazonas deve se prolongar até janeiro, o que significa desgraceira para as nossas minguadas economias *** Acompanhando tantos recursos federais anunciados para as enchentes no Rio Grande do Sul e seca no Amazonas, fico lembrando que tanta coisa foi garantida para Porto Velho no desastre natural da cheia em 2014 e até agora nadica de nada *** Infelizmente também outros estados que foram alvo de grandes tragédias foram calotetados *** Mas dinheiro para obras superfaturadas sempre está sobrando…


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas