Porto Velho/RO, 19 Março 2024 13:16:59

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 28/09/2023 às 11h40min

A- A+

Em RO, é recorrente quando os partidos chegam ao poder se estraçalharem com rivalidades tribais

Confira a coluna

Soberania e foco

O ex-ministro Aldo Rebello continua se apoiando na velha retórica nacionalista de que o governo brasileiro está entregando a Amazônia aos estrangeiros. Agora, a seu ver, é o governo Lula que faz a dita entrega. O que há de real, acima da verborragia, é que não há, no país, na ONU ou em qualquer lugar, ninguém contestando a soberania brasileira sobre sua porção amazônica. 

O que requer foco é a necessidade de combater com ações das forças conjuntas dos países amazônicos as raízes, tramas e ações de uma combinação de crimes: ocupação ilegal, danos ambientais, narcotráfico e prevaricação. Com ele, não ignorar a necessidade de chamar o mundo a participar desse e dos demais esforços para que a Amazônia renda o máximo para seus povos e para a humanidade. Isso requer, para muito além do nacionalismo tacanho e xenófobo, uma ampla e crescente cooperação internacional, ainda muito maior que a atual, apenas rascunhada. 

Um rascunho, aliás, foi a assinatura, há pouco, de memorando de entendimento entre o Banco do Brasil e o Banco Mundial para estabelecer uma linha de crédito de US$ 400 milhões para a agricultura sustentável e a recuperação de áreas degradadas.

Em 200 anos de independência os problemas infraestruturais do país ainda não foram resolvidos. Capital não tem pátria: mantida a soberania nacional e para alavancar as possibilidades de progresso dos nossos povos, que venha de todos os lados.

……………………………………………………………………………..

Proezas tucanas

O presidente estadual do PSDB de Rondônia, Fabrício Jurado, usou recentemente o horário gratuito para tecer louvaminhas as ações da prefeitura de Porto Velho como se as obras fossem um exemplo do que é feito pelo PSDB. Mas atualmente o prefeito Hildon Chaves e sua esposa Ieda Chaves estão no União Brasil, sendo assim as proezas realizadas seriam do União Brasil que governa a municipalidade. Jurado, que é tucano, pertence ao primeiro escalão do governo municipal, mas a gestão atual é de um prefeito do União Brasil, legenda também do governador Marcos Rocha. 

Amazonia sustentável

Com ações voltadas na região Norte a vida ribeirinha, a saúde as comunidades indígenas e tradicionais, a Fundação Amazonia Sustentável apresentou uma série de projetos em favor da saúde, do meio ambiente e melhoria na qualidade de vida durante a Conferência realizada, recentemente na Universidade de Columbia, em Nova York nos Estados Unidos. Energia solar para os ribeirinhos e telesaude foram também temas avaliados e discutidos no importante evento estadunidense. Neste ano a Fundação Amazonia Sustentável está completando 15 anos de atividades.

Planta de valores

Muitos municípios rondonienses apelaram pela atualização da Planta de Valores dos imóveis para reajustar os valores do Imposto Predial e Territorial Urbano –IPTU, ante a escassez de recursos provocada pelo censo demográfico 2022, quando mais da metade dos municípios do estado viram a distribuição do Fundo de Participação dos Municípios-FPM cair assustadoramente. Mas a coisa não deu certo nem em Porto Velho, onde a população urrou e protestou. Mais recentemente o município de Cerejeiras usou o mesmo artificio e se viu obrigado diante das manifestações contrárias de populares a voltar atrás.

É recorrente

Em Rondônia, é recorrente quando os partidos chegam ao poder se estraçalharem com rivalidades tribais. Vejam o caso do MDB, rachado e brigado entre os grupos antagônicos de Valdir Raupp e Confúcio Moura que levaram Maurao de Carvalho ao abismo. Lembram do PT, no poder em Rondônia, com prefeito, senadora e dois deputados federais? Brigaram entre si, não deixando Roberto Sobrinho disputar o governo e desde então se esfacelaram. Agora são os bolsonaristas em pé de guerra. União Brasil do governador Marcos Rocha e PL de Jaime Bagatoli e Marcos Rogério, travam uma guerra nos bastidores. E tem briga interna no UB e no próprio PL. Coisa de louco!

A estiagem 2023

A estiagem se agrava na região amazônica. Em Rio Branco, o governo decretou estado de emergência e decidiu pela perfuração de poços artesianos para abastecer a população diante da situação do Rio Acre. Em Rondônia, o Rio Madeira caiu tanto que já prejudica a captação de água para tratamento pela Companhia de Aguas e Esgotos de Rondônia -Caerd e a navegação fluvial da Hidrovia do Madeira, no transporte de produtos para Manaus e grãos para exportação. No Amazonas quase todos os municípios padecem com as consequências da seca atingindo de rijo o abastecimento e causando a carestia de 40 por cento nos alimentos. A situação é dramática.

Via Direta

*** A ex-prefeita de Vilhena Rosani Donadon foi condenada a 5 anos de prisão pela contratação de um funcionário fantasma *** Ora, se todos os prefeitos, deputados e políticos que contratam funcionários fantasmas fossem condenados todas as penitenciárias estariam superlotadas  *** Existem mais fantasmas nestas bandas do que grãos de areia do Rio Madeira e isso vem de longe, desde os tempos do Território Federal *** Trocando de saco para mala: os bandidos estão assaltando vigilantes de empresas para roubar armas. Alguns já foram até assassinados nestas investidas. Todo cuidado é pouco *** Um novo plano de segurança entra em vigor no governo Lula 3. Vamos ver se desta vez a coisa dá certo.


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas