Porto Velho/RO, 27 Março 2024 00:20:52

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 07/11/2014 às 14h55min | Atualizado 27/04/2015 às 07h27min

A- A+

Entre tapas e beijos

De um lado, o governo do Estado sob as rédeas curtas da Lei de Responsabilidade Fiscal e com parecer contrário adotado pelo próprio..

De um lado, o governo do Estado sob as rédeas curtas da Lei de Responsabilidade Fiscal e com parecer contrário adotado pelo próprio Ministério Público, que constatou irregularidades em alguns casos – no pagamento das emendas parlamentares aos deputados estaduais, de outro, os compromissos firmados pelos parlamentares com prefeituras e entidades sociais com quase todos ameaçados de serem taxados de caloteiros em suas bases eleitorais.

O impasse pode se agravar se o Parlamento cumprir as ameaças do atual presidente, Hermínio Coelho, de sustar a pauta e, inclusive, a votação do orçamento de 2015, o que deve deixar os parcos cabelos do governador Confúcio Moura arrepiados.

Durante toda a legislatura, governo do Estado e a Assembleia Legislativa se estapearam, numa política de tapas e beijos. No apagar das luzes, os deputados ameaçam votar um projeto obrigando o Executivo a cumprir com o pagamento das emendas parlamentares bloqueadas. No entanto, a oposição não conta com a maioria para cumprir o anunciado.

Enfim, trata-se de uma situação onde bombeiros precisam entrar em ação para acertar as arestas.

Travessias urbanas

Em vista das tragédias constantes na BR-364 – foram centenas de acidentes em 2014 e tantas vítimas – a Justiça está obrigando as esferas governamentais a implantar travessias urbanas ao longo dos municípios, desde Porto Velho até Vilhena.  As travessias e as passarelas elevadas devem reduzir a mortandade na estrada do inferno.

As costuras

Em meio ao início das conversações na base aliada para a eleição da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, a ser eleita em fevereiro, pintou uma reivindicação dos suplentes dos partidos que ajudaram a eleger o governador Confúcio Moura. Trata-se do aproveitamento de três deputados eleitos no novo governo, tornando possível, desta forma, a posse de três suplentes.

Campo e lavoura

O programa Campo e Lavoura, apresentado pelo jornalista José Luiz Alves, aos sábados e domingos pela Rádio Globo, volta neste sábado com a participação, ao vivo, do vice-governador Daniel Pereira, e por telefone com o governador Confúcio Moura. Na oportunidade, serão debatidas a nossa agricultura, a pecuária, piscicultura e a agroindústria.

Tempos bicudos

A economia de Porto Velho continua patinando. São hotéis e restaurantes com movimento irregular à venda e aluguel de imóveis que despencaram, etc. Em avenidas Centrais da Capital, como a Carlos Gomes e Pinheiro Machado, já se somam meia centena de pontos comerciais fechados à espera de novos ocupantes. Para piorar, só uma nova enchente.

A iluminação

Em pronunciamento na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Flávio Lemos cobrou a iluminação da ponte do rio Madeira e adjacências. A travessia à noite é perigosa com a escuridão e, além disso, a região foi transformada em ponto de encontro de vendedores de drogas, ocasionando embates sangrentos.  Por conseguinte, a reivindicação merece urgência.

Via Direta

*** Derrotado na eleição de outubro ao governo, o ex-senador Expedito Júnior, se consola com a eleição do filho, Expedito Neto, à Câmara dos Deputados *** Por sua vez, seu novo aliado, Ivo Cassol, já condenado à prisão, não reassumiu sua cadeira ao Senado, aguardando recursos nas instâncias superiores *** Combativo e aguerrido, o Homem do Tempo foi sondado para disputar uma cadeira a vereador em 2016.


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas