Porto Velho/RO, 27 Março 2024 23:08:26

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 27/11/2016 às 06h10min

A- A+

Esperança renovada

A transferência das terras da União para o Estado de Rondônia e novas medidas para tornar o Programa Terra Legal mais eficiente nos..

A transferência das terras da União para o Estado de Rondônia e novas medidas para tornar o Programa Terra Legal mais eficiente nos próximos anos se constituem na grande esperança do governador Confúcio Moura e do presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho, para reduzir o banho de sangue provocado pelas disputas agrárias na região. Rondônia se tornou nos últimos anos o grande campeão da violência no campo, onde tem ocorrido seguidas chacinas ocasionadas pelos conflitos pela terra.

Preocupados com a situação, o governador Confúcio, a bancada federal e a Assembleia Legislativa estão empenhados na busca de soluções, e em recentes visitas ao presidente Michel Temer garantiram o compromisso da União para resolver os impasses fundiários que atingem principalmente os municípios da região do Vale do Jamari, entorno da BR-429 e Vale do Guaporé.
Com as terras da União transferidas ao Estado e com o Programa Terra Legal ganhando agilidade, o desafio de buscar a paz no campo começa a ganhar corpo em Rondônia.

Ficha limpa?

Devo ser um cara muito malvado e injusto! Recebi correspondência do ex-senador Ernandes Amorim, eleito vereador em Ariquemes, garantindo que ele não é ficha suja, como este que vos fala tinha afirmado em coluna anterior. O clã Amorim, liderado pelo caudilho da roça, é formado por filhos e filhas e continua forte no Vale do Jamari, vivendo da política há mais de três décadas.  Mas nem o Ernan é ficha suja?

A transição

Depois de uma semana em Brasília, onde se reuniu com a bancada federal e peregrinou pela Esplanada dos Ministérios em busca de recursos para Porto Velho, o prefeito Hildon Chaves retornou para dar prosseguimento aos trabalhos da comissão de transição. O atual prefeito Mauro Nazif (PSB) e seus secretários estão colaborando com todas as informações atualizadas sobre as obras em andamento.

Poleiro sujo

Impressiona como o PMDB está com o poleiro sujo. Em seis meses do governo Michel Temer, seis ministros caíram, sendo que quatro enredados na Operação Lava Jato, demonstrando claramente o “parentesco” da sigla com o PT, que acabou pagando o pato sozinho pela rapinagem no governo Dilma Rousseff. E a operação Lava Jato ameaça ainda Renan Calheiros, Edson Lobão, Valdir Raupp, José Sarney, entre outros.

O impeachment

Por conta de trapalhadas e tantos processos na Justiça, o Psol e o PT já falam em abrir processo de impeachment do presidente Michel Temer (PMDB), seis meses depois da cassação da presidente Dilma Rousseff. Dividido politicamente, o Brasil se transformou num grande picadeiro de circo, com cipoal de rabos amarrados, onde quem assume não consegue governar.

As gravações

Desde que o “pioneiro” Ivo Cassol, há mais de uma década, usou gravações para se livrar das chantagens de cassação na Assembleia Legislativa de Rondônia, na era Carlão de Oliveira – que acabou com a carreira de tantos deputados depois que a coisa foi parar no Fantástico – o modus operandi de comprometer adversários com fitas se alastrou pelo País. Agora, até Temer teria caído nesta com o ex-ministro Marcelo Calero. Coisa de louco!

Via Direta

*** A notícia engraçada da semana veio de Vilhena com os políticos presos com a cabeça raspada por causa de um surto de piolhos na casa de detenção *** Se a moda pega, em Porto Velho vai ter muita gente careca *** Em Porto Velho, necas de Natal e nem do espetáculo Homem de Nazaré, do grupo Êxodo, na Jerusalém da Amazônia *** O novo Cristo do Êxodo já estreou com o pé frio…

 


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas