Porto Velho/RO, 19 Março 2024 19:46:36

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 23/11/2023 às 12h50min

A- A+

Está aberta a temporada de caça aos governadores bolsonaristas na região amazônica

Confira a coluna

Vale trilhões

Conceitos como “a prevenção é o melhor remédio” e “planejar evita desperdícios” não são aprendidos pelos povos aproveitando a sabedoria dos antigos, mas a desprezando. Seus novos professores, o sofrimento e o desespero, trarão a inevitável lição de que remediar custa caro e a desorganização causa muitas perdas até chegar a um arranjo funcional.

Com a tempestade perfeita da combinação El Niño, desmatamento, crimes ambientais, prevaricação e seca, os cientistas diagnosticaram o que os políticos tiveram dificuldade para perceber: que há consequências terríveis para quem se furta ao dever de prevenir e planejar. Estudo da professora Regina Rodrigues, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), avaliou as perdas econômicas globais em aproximadamente US$ 5 trilhões ao ano relacionadas aos El Niños de 1982–1983 e 1997–1998, considerando que seus efeitos duram até cinco anos.

Dois motivos, pelo menos, obrigam os políticos sérios a se aconselhar com os cientistas: o El Niño volta mais forte a cada ocorrência e além da piora ambiental e das perdas econômicas o calor extremo arruína a saúde humana, levando a problemas cardiovasculares, respiratórios e renais. O inferno em vida. A pergunta de um trilhão de dólares é: por que não planejar ações preventivas para mitigar o sofrimento da população? Planejar e prevenir são os verbos da hora.

…………………………………………………………………………..

É temporada…

E temporada de caça aos governadores bolsonaristas na região amazônica. Em Roraima, a justiça confirmou a cassação do governador Antônio Denariun (PP), em Rondônia está para sair uma decisão sobre o afastamento do governador Marcos Rocha (União Brasil), que sairia nas próximas semanas. No Acre, o governador Gladson Camelli (Progressistas) também enfrenta problemas com a justiça.  Por enquanto só Wilson Lima, (União Brasil) do Amazonas está em céu de brigadeiro, mas no seu primeiro mandato quase foi alvo de impeachment.

O extremismo

O extremismo de direita, com o exercício de um conservadorismo raivoso tem como seu grande líder na bancada do Senado, o senador Jaime Bagatolli (PL-Vilhena), na Câmara dos Deputados o representante rondoniense Coronel Chisostomo (PL-Porto Velho) e na Assembleia Legislativa, o deputado delegado Camargo (Republicanos-Ariquemes). O último sempre com adesivo de “Fora Lula” no peito para demonstrar sua fidelidade ao mito. Vamos ver se a estratégia da devoção ao bolsonarismo rende alguma coisa, já que Chisostomo foi um dos menos votados a Câmara e Camargo um dos menos votados a Assembleia Legislativa.

As composições

As primeiras composições regionais estão em discussão, tendo em vista as eleições municipais em Rondônia do ano que vem. Em Porto Velho, os expeditistas que integram o governo do prefeito Hildon Chaves não estariam de acordo com o lançamento da candidatura de Mariana Carvalho (Progressistas) ao Paço Municipal, argumentando que ela tem rejeição perante o eleitorado evangélico e apostam no nome do secretário Diego Lage. Em Ji-Paraná, o deputado estadual Laerte Gomes teria chegado a um acordo de apoio com o ex-prefeito Jesualdo Pires, em Ariquemes o deputado Camargo e Rafael Fera estariam pulando cirandinha contra a prefeita Carla Redano

União dos tucanos

O ex-governador de Minas Gerais Aécio Neves vai pregar na convenção nacional do PSDB no final deste mês em Brasília a união dos tucanos contra o PT. O partido perdeu quadros em todo o País e respira por aparelhos em alguns estados com adesão de seus representantes ao bolsonarismo. Com força no Rio Grande do Sul onde deve projetar a candidatura do governador Eduardo Leite a presidência da República em 2026 a legenda ainda tem alguma importância no interior de São Paulo, mas em decadência na maioria dos estados com deputados adesistas, seja aos petistas ou ao bolsonarismo.

A ressurreição

A justiça tem reabilitado políticos mais sujos do que poleiro e eles estão de volta já anunciando disputar cargos eletivos. O que dizer do ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, condenado a 400 anos, já solto com tornozeleira e se dispondo a concorrer cadeira a Assembleia Legislativa? Aécio Neves logrou até uma cadeira na Câmara Federal em Minas já em busca recuperação no cenário nacional. O que dizer daquele deputado federal baiano, Gedel Vieira Lima, flagrado com um apartamento lotado de malas e caixas de dinheiro que esta inocentado e exercendo cargo público. E tantos petistas livres, as pencas, das garras da justiça depois de anos de vampirizar recursos públicos?

Via Direta

*** A família Nazif decidiu lançar o médico Mauro Nazif Junior, o Dr. Maurinho para disputar uma cadeira a Câmara de Vereadores de Porto Velho. Em frente, uma nova geração *** O pleito 2024 na capital terá um recorde de parentes de deputados estaduais disputando cadeiras no Legislativo municipal *** Até filhos e irmãos de parlamentes do interior estão desembarcando na capital para esta peleja, pelo visto, apetitosa *** O apresentador Bruno Eduardo, da Rede TV, está em licença para tratar da saúde. Nada grave e seguirá antenado aos acontecimentos como sempre *** A bancada federal acreana anunciou que conseguiu redução da tarifa de energia para o Acre através de negociação com a Aneel.


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas