Porto Velho/RO, 25 Março 2024 00:09:24

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 08/05/2018 às 19h00min

A- A+

Fomentar o turismo

O novo Plano Nacional de Turismo prevê ampliar até 2022, o número de empregos no setor em 9 milhões de postos de trabalho, frente à..

O novo Plano Nacional de Turismo prevê ampliar até 2022, o número de empregos no setor em 9 milhões de postos de trabalho, frente à inserção prevista de 40 milhões de brasileiros no mercado de viagens.

Cheio de entusiasmo, o casal Luiz Nasser Júnior e Marília Reis, de Guarapuava (PR), decidiu partir do Sul para fazer um tour pela Amazônia até o monte Roraima. Donos do blog Nós Dois Por Aí, são turistas de um tipo especial: o militante. Com as redes sociais, os turistas tendem a proporcionar uma propaganda ampla e gratuita para as belezas visitadas.

Júnior e Marília, no entanto, não “inventaram” a visita à Amazônia: foram influenciados por uma ação também militante de quem antes deles se dispôs a multiplicar o conhecimento sobre a necessidade de reforçar o turismo interno brasileiro.

Daí a importância do 5º Seminário Internacional de Turismo em Áreas Protegidas da Amazônia, realizado em Rio Branco, envolvendo uma grande parceria, que vai do Instituto Chico Mendes à ONU, passando pela Agência de Desenvolvimento Internacional dos Estados Unidos (Usaid).

Simultaneamente será desenvolvido o 1º Encontro de Práticas de Turismo de Base Comunitária. Está nas comunidades a força das impressões que os turistas, militantes ou diletantes, levarão da região.

……………………………………

A polarização

Já começa polarizada a eleição suplementar programada para acontecer em junho em Vilhena. Com as convenções já realizadas no último final de semana, a ex-prefeita Rosani Donadon (MDB) vai enfrentar o candidato das oposições Eduardo Japonês (PV). Será um replay, uma espécie de segundo turno da primeira eleição que teve vitória de Rosani.

Os eventos

O Diretório Regional do PDT definiu seu calendário de eventos neste mês de maio, com lançamento da pré-candidatura do senador Acir Gurgacz ao governo estadual, antes do grande encontro estadual em junho em P. Velho. Neste sábado, as lideranças regionais do Vale do Jamari se reúnem em Ariquemes, dia 19, em Seringueiras e no próximo dia 26 em Nova Mamoré.

As composições

O MDB rondoniense realiza encontro estadual neste sábado em Porto Velho reforçando a chapa para a disputa a Câmara Federal. Lideram a lista a deputada Marinha Raupp (R.de Moura), o deputado Lucio Mosquini (O. Preto) e o ex-vereador Agnaldo Nepomuceno (P. Velho). O partido busca coligação com o Solidariedade de Tziu (Ariquemes) e Podemos de Leo Moraes (P.Velho).

Prá valer

O MDB entra para valer na campanha ao governo estadual do presidente da Assembléia Legislativa Maurão de Carvalho. Até pouco tempo algumas lideranças hesitavam em referendar Maurão, mas agora o partido fechou sua composição só esperando a definição do vice na chapa. Segundo Raupp, Maurão já cresceu nas pesquisas favorecendo a unidade da legenda.

Uma guinada

Pré-candidato a deputado federal, o ex-prefeito de Cacoal, padre Franco deu uma guinada ideológica jamais vista em Rondônia. Deixou o PT, onde jurava fidelidade a Lula e Dilma, para o PP de Ciro Nogueira e Ivo Cassol. Reforça a nominata cassolista, que já tem Jaqueline (Cacoal), Luiz Claudio (Rolim de Moura) e Carlos Magno (Ouro Preto);

 

Via Direta

*** O MDB aposta em chapas fortes a Assembléia Legislativa e a Câmara dos deputados para reforçar o projeto de reeleição do senador Valdir Raupp *** Segue a polêmica criada em torno da direção em Rondônia do Conselho LGBTTT *** Um terreno pantanoso para aqueles que vão disputar eleição em outubro *** Caro eleitor, diga não ao crime organizado nas eleições de outubro *** As facções estão patrocinando candidatos a ALE e a Câmara Federal..


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas