Porto Velho/RO, 22 Março 2024 18:32:27

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 08/03/2017 às 06h20min

A- A+

Modelo falido

A federalização dos órgãos de segurança pública entra em discussão no Senado através de Proposta de Emenda à Constituição (PEC)...

A federalização dos órgãos de segurança pública entra em discussão no Senado através de Proposta de Emenda à Constituição (PEC). A medida tem como objetivo incorporar as polícias Civis à Polícia Federal, unificar todas em uma Polícia Militar da União e ainda propõe a unificação dos corpos de bombeiros militares em Corpos de Bombeiros da União.

A senadora Rose de Freitas (PMDB-ES) justifica sua iniciativa afirmando que o País está convivendo com um número absurdo de mortes violentas intencionais, citando os 58.492 casos de 2015, conforme levantou o Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Ela citou ainda o fortalecimento das facções criminosas, as sangrentas rebeliões em presídios e as greves dos policiais militares.

A parlamentar entende que todos os sinais indicam que o modelo de segurança pública do País está falido e os Estados não têm mais condições de suportar sozinhos o peso de garantir a segurança pública dos seus próprios cidadãos.

É bem Vindo!

Durante a semana o prefeito Hildon Chaves (PSDB) procurou apoio na Assembleia Legislativa e do governo do Estado para implantação do Shopping Gonçalves, na zona Leste de Porto Velho. Ora, o empreendimento é bem-vindo, desde que corrigidos os erros originais do projeto, aprovado a toque de caixa pelas vacas de presépio da Câmara de Vereadores. A correção de rumos purifica a proposta.

Os dependentes I

Repercute a questão da reeleição de alguns deputados federais de Rondônia em dificuldades para garantir mais um mandato já que estão dependentes de acomodações políticas no Estado. Na Zona da Mata, por exemplo, sabe-se que com o lançamento de Jaqueline Cassol (PP), a reeleição de Luiz Cláudio (PR) vai para o espaço, pois com isto ficará sem o apoio do ex-governador Ivo Cassol.

Os dependentes II

Na região da Bacia Leiteira, sem apoio do ex-prefeito Alex Testoni, o deputado federal Mosquini (PMDB) estará sujeito a tubular gloriosamente na eleição do ano que vem. Na capital, o deputado Lindomar Garçon (PRB), que deixou o PMDB em troca do apoio da Igreja Universal, tem fortes predadores na cola: casos do ex-prefeito Mauro Nazif (PSB) e dos deputados estaduais Léo Moraes (PTB) e Hermínio Coelho (PDT).

Cidade do Servidor

O Sinduscon de Rondônia apresentou às autoridades locais um ambicioso projeto de conjunto habitacional, denominado “Cidade do Servidor”, que deve turbinar o desenvolvimento da região da Estrada do Cemitério Santo Antônio, com cerca de oito mil unidades habitacionais. É uma pequena cidade, como ocorreu com o Conjunto Orgulho do Madeira, na zona Leste de Porto Velho. O funcionalismo público já está atento ao lançamento.

Inferno astral

Que inferno astral caiu sobre o casal Raupp. Na segunda-feira estourou a denúncia do presidente da Fundação Pio XII, Henrique Prata dando conta que a deputada Marinha Raupp estava sabotando o Hospital de Câncer da Amazônia. Ontem, terça-feira, o senador Valdir Raupp foi considerado réu da Lava Jato, com o carimbo de propineiro na testa. Os raupps estão na roça

Via Direta

*** É nítida a preocupação dos deputados estaduais eleitos em Porto Velho com a concorrência de vereadores da capital nas eleições do ano que vem ***Por conta desta situação, os parlamentares vivem atrás do prefeito Hildon Chaves levando reivindicações para os bairros *** Em Ji-Paraná, onde Marcos Rogério (DEM) vai à reeleição à Câmara dos Deputados, o ex-deputado Anselmo (PT) e a vereadora Silvia (PDT)  também já estão no trecho.

 


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas