Porto Velho/RO, 11 Abril 2024 03:53:35

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 11/11/2014 às 15h47min | Atualizado 28/04/2015 às 18h12min

A- A+

Na Era Confúcio

O governador Confúcio Moura encerra seu primeiro mandato com balanço positivo, respeitando a Lei de Responsabilidade Fiscal e garantindo..

O governador Confúcio Moura encerra seu primeiro mandato com balanço positivo, respeitando a Lei de Responsabilidade Fiscal e garantindo prioridade para obras inacabadas – casos do Espaço Alternativo e rua da Beira – e o anúncio de outras, como uma nova rodoviária para Porto Velho e o contorno Norte (batizado por ele como Expresso Rodovia).

Em estado de graça pela vitória consagradora nas eleições de outubro, numa virada suada, Confúcio Moura começa a projetar seu novo corpo de secretários. Também deverá influenciar desta feita na sucessão no Poder Legislativo, porque na última vez que deixou a coisa rolar solta a oposição tomou conta do pedaço e infernizou sua vida durante os últimos quatro anos.

Sobre as eleições, o governador lembra que a base aliada fez barba, cabelo e bigode. Elegeu o governador, o senador e a maioria dos deputados federais (5×3) e estaduais (14×10) e isso significa dizer que terá maioria na bancada federal de Rondônia em Brasília e na sua base de sustentação no Poder Legislativo estadual.

Os suicídios

O Mapa da Violência 2014 aponta um aumento de 40 por cento na taxa de suicídios entre jovens de 10 a 14 anos, na última década, no Brasil. Na Amazônia, os números disparam entre os índios. Temos estatísticas aterradoras: aumento em 137 por cento no Estado do Amazonas, nos últimos anos. E nos Estados do Acre e Rondônia as taxas dobraram. A coisa impressiona.

Nos bastidores

A disputa pelas melhores salas, tanto na Assembleia Legislativa de Rondônia como na Câmara dos Deputados, motiva os novos parlamentares rondonienses a se espichar. Em alguns casos, onde a estrutura é melhor, cobra-se até ágio pelo antecessor. Enfim, a peleja pelas salas mais cobiçadas é a dentadas. Os mais articulados estão se dando melhor. Não podem mesmo é vacilar…

As demandas

Muitos prefeitos rondonienses já começaram a reduzir os gastos com obras – em alguns casos até com demandas sociais – para conseguirem se adaptar à rigorosa Lei Fiscal e também assegurar o pagamento do salário do mês de dezembro, do décimo terceiro e encargos sociais. Portanto, cara-pálidas do interior, o que já era meia boca em Rondônia vai ser pior ainda…

A maratona

Depois de uma maratona dura no primeiro turno pela reeleição ao Senado e no segundo no apoio decisivo ao governo Confúcio Moura, o senador Acir Gurgacz (PDT-RO) vai tirar uns dias de recesso durante a semana. Prestigiado pelo Diretório Nacional, no próximo mandato Acir será mantido na liderança do PDT e indicado para importantes comissões técnicas no Congresso.

Dose dupla

Saímos de uma eleição recentemente, passaremos pelas eleições municipais de 2016 e na base aliada – entusiasmada com os resultados nas urnas – já se cogita dois candidatos ao Senado nas eleições de 2018: o senador Valdir Raupp à reeleição e o governador Confúcio Moura. Como serão duas vagas ao Senado, o PMDB pode lançar dois candidatos.

Via Direta

*** O final de ano é de choro e ranger de dentes com tantos assaltos, arrombamentos e saidinhas de banco na Capital *** Continua o mistério do sumiço de bebês e até agora ninguém sabe o que aconteceu direito *** A prefeitura de Porto Velho acredita que com os investimentos feitos em drenagem as alagações serão menores neste ano. Será?

 


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas