BUSCA O QUE ESTÁ PROCURANDO?

Onde deseja efetuar a busca?

Carlos Sperança

coluna

Perfil

Publicado: 08/11/2023 às 10h19

Nem todos os grandes problemas da Amazônia afetam o mundo

Confira a coluna

Cerco ao mercúrio

Nem todos os grandes problemas da Amazônia afetam o mundo. Se a possibilidade de apocalipse climático tira o sono de bilhões de seres humanos, o grau de mercúrio absorvido pelos peixes dos rios da floresta não está no rol das maiores preocupações de norte-americanos e europeus. Aliás, são tantas as preocupações com guerras e a sucessão de crises econômicas que os habitantes do hemisfério Norte têm até dificuldade em elencar os problemas mundiais que mais os afetam.

Para quem vive no Brasil e principalmente na Amazônia, porém, a qualidade dos alimentos produzidos na região para consumo de suas comunidades deveria motivar maiores cuidados e controles. Há estudos científicos, dentre os quais um da Fiocruz, demonstrando que um quinto dos peixes consumidos nas grandes cidades amazônicas apresenta níveis do metal superiores aos limites estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde.

A intoxicação por mercúrio é cruel e transtorna a vida humana, ao afetá-la de diferentes formas e com consequências graves, afetando o sistema digestivo, o cérebro e os sentidos. Aí reside a importância de estudo desenvolvido nos últimos anos em áreas próximas ao Rio Madeira por uma equipe de cientistas comandados pelo professor Pedro de Magalhães Padilha, em busca de biomarcadores de mercúrio. Pelo avanço das pesquisas, é possível que logo sejam conhecidas suas conclusões.

………………………………………………………………………………….

As reviravoltas

As eleições em Porto Velho são repletas de reviravoltas, e como se sabe, com grandes surpresas. Para a eleição de 2024 estão largando na ponteira o deputado federal Fernando Máximo (União Brasil) e a ex-deputada federal Mariana Carvalho (Progressistas), mas as primeiras alterações no cenário local já estão acontecendo. Nada se firma sem algum motivo. O deputado federal Fernando Máximo, por exemplo, estaria perdendo terreno por carregar nas costas o apoio do governador Marcos Rocha, muito desgastado com a história do ICMS. Tradicionalmente os governadores não conseguem eleger seus ungidos na capital.

Voto evangélico

  • No caso da ex-deputada federal Mariana Carvalho (Progressistas), que foi a parlamentar que mais carreou recursos para Porto Velho nos seus dois mandatos – inclusive para a nova rodoviária – a questão seria a rejeição de parte do segmento evangélico embora seu partido seja tutelado pela Igreja Universal. Não se discute o prestigio do seu apoiador o atual prefeito Hildon Chaves, que está bem na foto batendo os 70 por cento de aceitação. Transfere votos no geral, mas bate na trave quando se trata também no voto evangélico, onde os concorrentes Máximo, Leo Moraes e Cristiane Lopes tem melhor desempenho.
  • Perde e ganha

Neste perde e ganha, nesta largada inicial, quem ganha terreno é o ex-deputado federal Leo Moraes (Podemos), muito bem postado no voto evangélico, nos meios da segurança pública e em distritos populosos, como é o caso de União Bandeirantes, o mais populoso. Embora no Detran, não é tão chegado ao governador Marcos Rocha e tampouco é ungido do prefeito, Hilton, que é seu adversário. Neste caso, embora Hildon seja top em popularidade na capital, não conseguiria transferir no segmento evangelico eleitores para a ex-deputada federal Mariana Carvalho. Com tudo isto, Moraes, quietinho da silva, ressuscita das catacumbas.

Vejam o histórico

O histórico das eleições em Porto Velho é recheado de reviravoltas. Muitos candidatos que pularam na frente na largada, perderam terreno no decorrer das suas campanhas. Não são os casos somente de Roberto Sobrinho e Hildon Chaves, grandes zebras que depois se firmaram e se reelegeram. Lindomar Garçom deu uma sova em Mauro Nazif no primeiro turno e no segundo levou pau. Na peleja entre Everton Leoni e Carlinhos Camurça, Leoni tomou virada. Outro fato contumaz é quem perde enlameia até o talo o adversário vencedor. Haja maus perdedores!

Decoração natalina

A decoração natalina em Rondônia promete uma competição empolgante. Tradicionalmente, Ji-Paraná lidera no segmento inclusive trazendo muitos turistas e visitantes da região central, Zona da Mata e Região do Café. Neste ano, Porto Velho, Ariquemes e Vilhena estão reagindo e pelas primeiras iniciativas desde já se vê o que Jesualdo Pires e sua primeira dama criaram na capital da BR foi uma baita inspiração para outros prefeitos. Jipa sempre com o maior Papai Noel do estado, Ariquemes com a maior árvore de Natal, Porto Velho com eventos distintos em várias regiões da cidade.

Via Direta

*** Aos poucos os petistas derrotados no Acre e Rondônia vão galgando cargos federais do terceiro escalão. Pensar que em décadas passadas estavam por cima da carne seca *** O MDB de Rondônia, através do senador Confúcio Moura, também está abiscoitando cargos federais de terceiro escalão. Confúcio é o homem de Lula em Rondônia *** As obras federais em Rondônia estão quase que parando. A duplicação da BR 364 é morosa até na região de Itapuã do Oeste alvo de evento midiático do MDB recentemente ***Os principais candidatos a presidência da Câmara dos Deputados em 2014 são bolsonaristas desgarrados, virando a casaca a cada governo de direita ou de esquerda. Então, o que importa é o pix do presidente de plantão.