Porto Velho/RO, 27 Março 2024 03:02:47

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 30/03/2019 às 12h30min

A- A+

O ano já começa pesado para os colonos

Quem ganha com a guerra? Um exercício desafiador para os economistas é achar vantagens para o Brasil da guerra comercial EUA x China...

Quem ganha com a guerra?

Um exercício desafiador para os economistas é achar vantagens para o Brasil da guerra comercial EUA x China. Napoleão dizia que não se deve lutar muito com um inimigo, “ou você o ensinará toda a sua arte de guerra”.

Os EUA tentaram acuar a China, processo que no curto prazo até pode levar Donald Trump à reeleição, se a nova crise mundial não eclodir em abril, como já se prevê. Por sua vez, a nação oriental, com paciência, aproveita as longas negociações encetadas vencer o desafio tecnológico.

No início das escaramuças houve euforia no agro brasileiro, que teria a possibilidade de aumentar em quase 40% a área de produção de soja. Para Richard Fuchs, do Instituto de Tecnologia da Alemanha, todos perderiam com essa hipótese, que afetaria drasticamente a Amazônia.

A China aprendeu a arte da guerra americana, seguindo a lição napoleônica, mas no fim todos perdem, dando razão a Wellington, porque aumentar a produção de soja no Brasil em 39% poderia causar a destruição de 13 milhões de hectares de floresta, uma Grécia. Os ganhos possíveis para o Brasil, porém, ficariam limitados ao tempo que a guerra durasse. Depois, o lucro cessaria e a devastação não teria mais retorno.

……………………………………………….

Armas de Hildon

A oposição já esta desconfiada que o alcaide Hildon Chaves não dará mole na disputa 2020. Vejam algumas armas: 1-A revitalização da orla do Madeira e do Complexo da EFMM 2-Nova Rodoviária 3- Novos abrigos de ônibus 4- A melhoria da iluminação 5- Pavimentação em bairros populosos 6-A popularidade da primeira dama Yeda Chaves 7 –Solução para o projeto de esgotamento sanitário.

Graves prejuizos

A recente medida do Incra em paralisar de vez as ações em torno da reforma agrária, suspendendo as vistorias nas propriedades rurais em todo o País vai causar grandes prejuízos a milhares de pequenos produtores rurais que esperavam mais celeridade na regularização fundiária, para ter acesso a financiamentos bancários. O ano já começa pesado para os colonos. Em Rondônia mais de 120 mil a espera.

A privatização

O povo e as lideranças políticas do vizinho estado do Amazonas lutam bravamente contra a privatização da sua companhia de energia elétrica ressabiados com o que ocorreu em Rondônia e no Acre onde a medida foi acompanhada de brutal reajuste nas tarifas. Sem recursos para dar conta das demandas de Manaus e de dezenas cidades do interior amazonense a Eletrobrás não arreda o pé da privatização.

Patinhas x Patacôncio

O milionário Kazan Roris vem quente e fervendo para a disputa da prefeitura de Porto Velho com o propósito de destronar seu rival o também miliardário Hildon Chaves. Rola nos bastidores que é a disputa entre o Tio Patinhas e o Patacôncio, aqueles personagens Disney cheios da grana. Kazan que estava em lua de mel no Oriente já desembarcou em Porto Velho para definir um partido para a disputa 2020.

Os reflexos

Os reflexos da falta de habilidade do presidente Bolsonaro e filhos e do comportamento infantil do presidente da Câmara dos Deputados  Rodrigo Maia – este com o pai e o sogro envolvidos em falcatruas – refletiram negativamente na economia brasileira. A confiança no Planalto e no Congresso despencou, o dólar subiu e os empresários se retrairam em investimentos. Já são tres meses perdidos

Via Direta

*** Durante a semana,  tivemos a perda de importante de um pioneiro ainda dos idos do território, Paulo Araujo, um dos fundadores do MDB em Rondônia *** A Marcha dos Municípios será realizada de 8 a 11 de abril em Brasilia com delegações rondonienses enviadas pela AROM *** A ALE de Rondônia realizou sessão enfatizando a importância da Campanha da Fraternidade 2019, realizada pela CNBB *** Por falar na CNBB, a entidade é contra a proposta da Reforma da Previdência.


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas