Porto Velho/RO, 29 Março 2024 22:45:28

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 08/02/2017 às 06h30min

A- A+

O boom nos presídios

Os presos pelo tráfico de drogas aumentaram quase 500% depois que entrou em vigor a Lei das Drogas que endureceu a legislação. Por isto..

Os presos pelo tráfico de drogas aumentaram quase 500% depois que entrou em vigor a Lei das Drogas que endureceu a legislação. Por isto estima-se que 1/3 da população carcerária no País esteja detida por tráfico, ocasionando uma grave superpopulação nas penitenciárias brasileiras.

A Lei das Drogas mudou radicalmente o perfil dos detentos em uma década. Antes, a maioria dos encarcerados era constituída por prisioneiros que atentavam contra o patrimônio, como furtos e roubos. Hoje o predomínio é dos traficantes e nas capitais dos estados de Rondônia, Acre e Amazonas o índice chega a 70% dos detentos.

Conforme recente levantamento do GI, a lei endureceu as penas para os traficantes, mas teve um efeito perverso para os usuários e pequenos traficantes. O boom dos presos por tráfico ajuda a superlotação dos presídios no País. Constata-se ainda que a crise nas cadeias, liderada pelos cartéis de drogas, tem tudo a ver com a disputa pelo mercado de entorpecentes nos Estados.

Deputados em cana I

Alguns ex-deputados estaduais, condenados depois de operações da Polícia Federal, cumprem penas nos presídios de Porto Velho, outros estão usando tornozeleiras eletrônicas, e tantos outros estão foragidos. Atrás das grades, cuidando de hortas, estão Amarildo Almeida (Ouro Preto do Oeste) e o ex-presidente da Assembleia Legislativa, Natanael Silva (Porto Velho).

Deputados em cana II

Com tornozeleiras eletrônicas e com o facho baixo, estão o ex-presidente da Assembleia Legislativa, Valter Araújo (PTB-Porto Velho); João da Muleta (PMDB-Jaru); e Ronilton Capixaba (PTB-Ouro-Preto do Oeste). São considerados foragidos, os ex-presidentes da Assembleia Legislativa, Marcos Antônio Donadon (PMDB-Vilhena); e Carlão de Oliveira (PSDB-Alta Floresta), além da deputada Ellen Ruth (Porto Velho)

Expansão da soja

A rápida expansão da soja em Rondônia no Cone Sul, na região da 429, Zona da Mata e Vale do Jamari e, agora também em Porto Velho já esta atraindo produtores da leguminosa do sul do país e do Mato Grosso para aquisição de terras. Como consequência já se constata uma alta de preços na região de Vilhena e de Cerejeiras o que tende a ocorrer também nas novas fronteiras da soja no Estado.

Ritmo Nazif

Até pequenos reparos em canteiros centrais de avenidas de custo baixo – mas importantes para reduzir acidentes – estão sendo chutados para o final de março pela Secretaria de Obras de Porto Velho, que adotou o “ritmo Nazif” também com relação às ruas interrompidas com crateras, caso do bairro Mato Grosso. Seria o atual secretário de Obras “parente” dos Nazif?

Homenagem

O senador Álvaro Dias (PV-PR) prestou homenagem no Congresso Nacional, já constando nos anais do Senado, à falecida pioneira rondoniense Ada Saraiva, que foi uma das primeiras professoras do antigo Território Federal de Rondônia. Ela é genitora do sociólogo Samuel Sales Saraiva, que reside em Washington (EUA); e Jaymar Saraiva, que se estabeleceu em Manaus (AM).

Via Direta

*** A Defesa Civil de Porto Velho voltou a manifestar sua preocupação com as famílias que insistem em permanecer em áreas de risco *** Todo ano a prefeitura enfrenta a mesma novela para retirar os flagelados às margens do rio Madeira e afluentes *** O prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires (PSB), ainda não definiu seu projeto político para 2018 *** Os amigos apostam que ele vai disputar uma cadeira ao Senado.

 


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas