Porto Velho/RO, 20 Março 2024 01:59:56

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 27/09/2023 às 10h14min

A- A+

O Brasil corre em passos céleres para o processo de colombização

Confira a coluna

Ganha quem pressiona 

Nos anos 1930, o escritor Monteiro Lobato tentou convencer Getúlio Vargas de que havia petróleo no solo brasileiro e explorá-lo significaria libertar o Brasil de um entrave dos mais complicados – a dependência de importar combustíveis para um país com imensas distâncias rodoviárias. Hoje, o grosso das manifestações enviadas ao governo são de que a exploração não deve ser autorizada onde há consequências ambientais negativas. 

Manifestação especialmente significativa vem do economista Joseph Stiglitz, vencedor do Prêmio Nobel de Economia de 2001, uma voz digna de consideração pelo reconhecimento obtido por ele antes e depois da premiação. Stiglitz é taxativo: “Não faz sentido econômico explorar petróleo na Amazônia”.

Não é sensato considerar o atual governo federal como “Lula 3”, como se fosse a continuação dos dois primeiros, que também não foram de continuidade. Nos dois primeiros até havia mais elementos de coesão que de divisão. O atual governo, entretanto, é furiosamente disputado por diversas alas, do PT ao Centrão.

Dá-se como certo, nesse caso, que o governo será orientado para onde as pressões forem maiores. Se os desenvolvimentistas pressionarem mais, o petróleo será explorado em áreas de risco. Se os preservacionistas pressionarem mais, vão evitar os riscos, que não são poucos. Stiglitz acha que o petróleo em breve será inútil e não vale a pena investir bilhões em coisa morta.

……………………………………………………………………………….

A colombização

O Brasil corre em passos céleres para o processo de colombização, seguindo os modelos da Colômbia e do México, onde os cartéis de drogas se infiltraram nos poderes Legislativo, no Executivo e no Judiciário. Depois das facções criminosas ligadas aos carteis dominarem o Rio de Janeiro, as facções investem no Amazonas, no Acre, Rondônia, Roraima, Amapá, Bahia e no Pará, com poderosas conexões de tráfico de drogas e armas. Sejam os governos tucanos, petistas, emedebistas ou bolsonaristas, todos tem sido incompetente através dos anos para combater esta situação. Até quando?

Ações anunciadas

Para enfrentar as ações do narcotráfico na região amazônica, o governo Lula, através do ministro Flávio Dino, anuncia investimentos na ordem de R$ 2 bilhões para a segurança pública, com 34 bases de apoio a Força Nacional, sendo 28 pontos terrestres e seis fluviais. Temos uma situação crítica na Amazonia com a interferência dos carteis do narcotráfico e esta situação se arrasta pelo menos a três décadas em Rondônia, quando a Policia Federal executou a monumental Operação Excentric prendendo os barões do pó (inclusive policiais) em Vilhena, Cacoal, Porto Velho e Guajará Mirim.

O divisionismo

Se Porto Velho é considerada uma cidade extremamente dividida, onde até a escolha do local de WC público ou eleição de inspetores de quarteirão dá confusão, o que dizer dos bolivianos?  Lá existem os manifestantes a favor da ponte binacional – na região de fronteira – e os contras exigindo adequações no projeto original da obra. Por conta disto foi armada mais uma grande confusão naquelas bandas, mas a desgraceira já está feita com a suspensão da licitação da ponte sobre o Rio Mamoré, onde até o comercio bilateral chegou a ser paralisado no último final e semana.

Dragagem emergencial

Em vista da grande estiagem que atinge o Estado do Amazonas, lideranças do vizinho estado cobraram do Dnitt e ao Ministério dos Transportes uma dragagem emergencial na enseada do Rio Madeira no trecho que alcança o Rio Amazonas. A medida visa dar navegabilidade aos navios e balsas que percorrem a hidrovia. Uma reunião definiu as providencias a serem tomadas de imediato. Na região os bancos de areia estão prejudicando sensivelmente o transporte de mercadorias. Com a estiagem se prolongando a dragagem é considerada crucial pelos amazonenses e rondonienses.

O sapo pulando

A necessidade faz o sapo pular, e diante das necessidades financeiras do estado, a Secretaria da Fazenda de Rondônia estuda aumentar de 17,5 para 20 por cento a alíquota do ICMS, importante tributo na arrecadação estadual. A grande verdade é que mesmo com o agronegócio forte, Rondônia está se ressentindo com a crise econômica que já obrigou o estado do Amazonas a reduzir em 25 por cento suas despesas. O mesmo caminho de parcimônia já foi adotado pelo governo do Acre. Não é preciso dizer que as entidades ligadas ao comércio e a Industria da terrinha já estão com a machadinha de guerra empunhada para demover o governo de Marcos Rocha deste reajuste. 

Via Direta 

*** O cronograma para a construção do novo terminal rodoviário de Porto Velho segue adiantado e mesmo assim o Tribunal de Contas do Estado –TCE (… estaria farejando alguma coisa?) resolveu inspecionar e fiscalizar o empreendimento e acompanhar tudo direitinho *** Seria bom que este comportamento fosse adotado pela instituição também para demais obras municipais, estaduais e federais, pois existem muitas empreiteiras dando o cano em Rondônia, sejam em creches, pontes, casas populares, etc *** A medida  adotada pelo TCE no mínimo vai inibir que mais empreiteiras apliquem calotes por aqui *** Lembrando que poucos vereadores e deputados fiscalizam as obras públicas…


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas