Porto Velho/RO, 25 Março 2024 17:05:01

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 01/04/2019 às 08h18min | Atualizado 01/04/2019 às 11h04min

A- A+

O desenvolvimento do agronegócio na Amazônia

Cameli e a preservação Os candidatos são treinados pelos marqueteiros para dizer o que a plateia quer ouvir. Isso garante aplausos e..

Cameli e a preservação

Os candidatos são treinados pelos marqueteiros para dizer o que a plateia quer ouvir. Isso garante aplausos e ninguém lembra de tomates e ovos podres para atirar no orador. Já no governo, precisarão dizer coisas duras, mas não podem perder nenhuma oportunidade para reforçar ideias agradáveis e sensatas.

Ao falar no 17º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, em Macapá, o governador do Acre, Gladson Cameli, não apenas disse o que a seleta plateia do conclave gostaria de ouvir, mas também o que o mundo todo esperava sair da boca de um líder brasileiro. Cameli defendeu a ideia mais propícia ao consenso nestes tempos de polarização maluca: é possível conciliar a preservação da Amazônia com o desenvolvimento econômico.

Seria ingenuidade achar que as palavras ditas no Fórum, que reuniu os governadores ficariam ecoando apenas entre aquelas paredes: hoje, tudo o que tenha a mínima relação com a Amazônia, para o bem ou para o mal, interessa e repercute pelo mundo.

O desenvolvimento do agronegócio na Amazônia é uma necessidade. Será inútil qualquer tentativa de bani-lo mesmo em nome das mais nobres causas. O que interessa é canalizar as energias do progresso no rumo da sustentabilidade.

………………………………………….

Os conflitos

Em discurso no Congresso, o senador Confucio Moura (MDB-RO) afirmou que pelo menos 70 mil propriedades rurais estão aguardando os procedimenos da regularização fundiária no estado de Rondônia. Segundo ele, os problemas de documentação têm gerado conflitos violentos na disputa de terras e a União precisa ser sensível a questão. Foram dezenas de mortos nos últimos anos.

A sensibilidade?

Infelizmente o governo Bolsonaro não esta nem aí para os problemas fundiários da Amazônia. Recentemente o Incra suspendeu todas as fiscalizações nas propriedades rurais para efeito de titulação de terras. Lamentavelmente os programas Terra Legal, do Incra e da esfera estadual no tocante as pendências estão paralisados e não se sabe quando serão reaativados.

Eleições 2020

Aumentam os nomes cogitados para entrar na disputa pela prefeitura de Porto Velho no ano que vem. Além de Leo Moraes (Podemos) Vinicius Miguel (Novo), Daniel Pereira (PSB), Kazan Roriz (sem partido), temos agora a vereadora Elis Regina e o ex-deputado estadual Jesoino. Os últimos buscam  novos partidos para a disputa. E o PP poder lançar a vereadora Cristiane, em ascensão bem votada a federal na capital.

Asas crescidas

Este negócio de eleger vice-presidente, vice-governador, vice-prefeito e secretários adjuntos é um baita problema. Tradicionalmente, os vices têm sido problemas para prefeitos na capital, assim como para os governadores de Rondônia. Jodam, de asas crescidas, já é uma pedrinha no sapato de Rocha. E os adjuntos? Muitos conspiram claramente contra os titulares no CPA e no Paço Tancredo Neves.

Mais reforços

Os seis partidos oposicionistas com assento no Congresso Nacional dispostos a barrar o projeto da Reforma da Previdência do presidente Jair Bolsonaro (PSL) receberam um baita reforço nesta cruzada de esquerda. Trata-se da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil –CNBB que vê no conjunto das  obra, regras ocasionando prejuízos para a população menos aquinhoda pela sorte.

Via Direta

*** O Vale do Jamari, é a região mais prejudicada pelo inverno amazonico no estado de Rondônia *** A região já estava devastada pelos aguaceiros e nesta estação e a coisa piorou de vez com a queda das barragens próximas de Machadinho e com sete pontes despencando água a baixo *** Os prefeitos rondonienses estão se reunindo para a Marcha dos Municípios em Brasilia *** É muito papo furado, vão se cheirar com Planalto e parlamentares federais para nada. Voltam sempre de pires na mão – e diárias gordas no bolso reembolsadas…


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas