Porto Velho/RO, 19 Março 2024 20:18:41

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 20/10/2023 às 12h40min | Atualizado 20/10/2023 às 12h41min

A- A+

O ex-governador Ivo Cassol tem sido assediado por lideranças políticas do interior

Confira a coluna

Apenas um sonho?

Sempre que há impasse, crise ou guerra no Oriente Médio, como agora, depois dos ataques do Hamas que desmoralizaram a inteligência militar de Israel e dos EUA, a melhor solução possível para a situação – a tese dos dois Estados, evitando a aniquilação mútua ou de um dos dois lados – volta a ser cogitada.

Uma variação da proposta é devolver os territórios árabes ocupados e destinar a Israel um território amplo e propício, que seria a nova Terra Prometida. Diplomacia e sonhos à parte, apenas uma fração das imensas fortunas queimadas com a guerra já poderia criar um paraíso terrestre e poupar milhões de vidas pela continuação indeterminada dos conflitos. Um paraíso localizado junto a uma grande floresta tropical sul-americana, por exemplo.

A ideia de celebrar a paz e direcionar recursos que seriam desperdiçados com guerras para dotar a Amazônia de uma infraestrutura sustentável capaz de levar à rápida promoção social dos povos da floresta, à proteção do clima global e a evolução da humanidade a um estágio de paz permanente já tem o apoio de muitos empresários árabes e israelenses. Nesse sentido, pode-se sonhar que a Amazônia de fato possa ser o elo possível entre as aspirações de todos aqueles que desejam a paz.

Caberia uma resenha de boa vontade na obra “Os Judeus na Amazônia”, do professor Samuel Benchimol, para começar a substituir o morticínio e a destruição pela vida e o progresso.

……………………………………………………………………..

Frente em ação

Com uma poderosa frente parlamentar formada em defesa da restauração completa da Rodovia 369, mais a mobilização dos governadores do Amazonas Wilson Lima e de Rondônia Marcos Rocha e o apoio de mais de 160 parlamentares que assinaram apoio a criação da frente, está formada uma grande coalizão parlamentar para resolver as pendencias da estrada Porto Velho- Manaus, paralisada pelas chuvas durante o chamado inverno amazônico. A necessidade faz o sapo pular, e com a seca que atinge o Rio Madeira, ocasionando transtornos a navegação de cargas essenciais, as lideranças políticas se voltam a cobrar a necessidade urgente da pavimentação da 319.

Apoio de Cassol

Já em condições de elegibilidade para as eleições de 2026, quando poderá disputar novamente o governo de Rondônia, o ex-governador Ivo Cassol tem sido assediado por lideranças políticas do interior do estado para compor alianças para as eleições municipais. Ivo está filiado atualmente ao PP, onde a mana Jaqueline comanda o partido e conta com seu esposo na secretaria de estado da Agricultura. O PP já está se organizando para as eleições municipais e a presença de Ivo é cobrada em vista do seu grande prestigio nas regiões do Cone Sul rondoniense, Zona da Mata e Região do Café.

Pesos pesados

É preciso ter muita coragem e reforçar muito suas paliçadas para disputar as duas cadeiras ao Senado em 2026. Ocorre que além dos atuais senadores Confúcio Moura (MDB) e Marcos Rogério (PL), o governador Marcos Rocha entrara na peleja. Assim como os ex-governadores Ivo Cassol e Confúcio Moura deixaram seus mandatos no último ano de governo para disputar o Senado, Marcos Rocha deverá seguir pelo mesmo caminho. Não bastasse, além deste trio parada dura, tem Expedito Junior, um nome sempre lembrado nas disputas ao Senado da República.

Presas fáceis

O que se constatou nas desincompatibilizações dos governadores Ivo Cassol e de Confúcio Moura nos seus respectivos governos é que seus vices que assumiram a titularidade – ou mesmo os candidatos que apoiaram – foram presas fáceis para os adversários oposicionistas. Nem João Cahula, vice de Cassol, tampouco Daniel Pereira, vice de Confúcio prosperaram na vida pública e atualmente não exercem nenhum cargo de relevância. Na história política, nenhum vice conseguiu emplacar carreira política vitoriosa e isto vem desde Orestes Muniz que foi vice de Jeronimo Santana na década de 80. 

Pela segurança

Três ex-deputados estaduais que se elegeram pelo segmento da segurança pública, casos de Jesuíno Boabaid, Eyder Brasil e Anderson Pereira querem voltar ao pódio nas eleições de 2026. Vão enfrentar uma penca de delegados e de policiais atualmente eleitos ao cargo que não vão entregar as suas cadeiras com facilidade na Assembleia Legislativa. Não bastasse, terão pela frente outros ex-deputados estaduais se estruturando, casos de Ribamar Araújo e Hermínio Coelho e alguns vereadores da capital em ascensão e bem votados nas últimas eleições a ALE, casos de Alex Palitot e Everaldo Fogaça.

Via Direta

**Enfim, todos os entes interessados se uniram as autoridades policiais pra combater o roubo de fiação elétrica que assombra Porto Velho há muito tempo *** Como se sabe, constantemente são casas depenadas, avenidas e parques com a fiação roubada ***Asfixiar a pratica do roubo dos fios de cofre, fiscalizando os esmaecimentos que receptam este tipo de material foi a medida mais acertada na Operação “Fio Descampado” *** Trocando de saco para mala: a polêmica do aumento do ICMS que deu pano para manga nos últimos dias pode ser encerrada com um acordo em torno de 19 por cento entre a classe empresarial e o governo do estado *** Com isto os ânimos podem ser serenados.


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas