Porto Velho/RO, 20 Março 2024 17:46:39

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 08/11/2014 às 09h54min | Atualizado 19/04/2015 às 17h27min

A- A+

O Fim dos escândalos?

O senador Valdir Raupp, presidente nacional do PMDB, já anunciou que seu partido se definiu por votar contra a reeleição de presidentes..

O senador Valdir Raupp, presidente nacional do PMDB, já anunciou que seu partido se definiu por votar contra a reeleição de presidentes das Assembleias Legislativas, pelo fato de a iniciativa contrariar a Constituição Federal e ao fato de a reeleição ter gerado em Rondônia seguidos escândalos. A cobrança poderia se estender também para algumas Câmaras Municipais que têm adotado o mesmo sistema.
A favor da renovação das Mesas Diretoras, Raupp lembrou a performance da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, onde o sistema de rodízio tem mostrado bons resultados. Lá não se vê os escândalos de compra de votos que tem se verificado em Rondônia com o esquema de confinamento de deputados em hotéis de luxos bancado pela mala preta.
O tema é oportuno porque em fevereiro teremos uma nova legislatura e a escolha da nova Mesa Diretora já está na pauta dos deputados governistas e da oposição. O parlamento local, como se sabe, é recordista de presidentes presos e foragidos; de deputados punidos e de grandes escândalos financeiros.

Novo percentual

Com o indeferimento da candidatura do deputado federal Moreira Mendes (PSD-RO) e todos seus votos anulados ao Senado, a Justiça Eleitoral se viu obrigada a recalcular os votos válidos do pleito de 5 de outubro. Assim sendo, o senador reeleito, Acir Gurgacz (PDT-RO), que se sagrou vitorioso com 41,98% dos votos – botando uma diferença de quase 120 mil votos sobre o segundo colocado – passou a contar com 56,70% dos votos válidos.
Na segunda colocação, agora, oficialmente, ficou a empresária Ivone Cassol (PP), com 29,18% (antes eram 21,62%); e Aluizio Vidal, com 14,12% (anteriormente eram 10,46%). É o Moreirão mostrando o quanto é arriscado para os políticos caras de pau disputar pleito com a ficha suja.

A mesma situação, que é de disputar a eleição sub judice também ocorreu com o ex-senador Expedito Júnior (PSDB), em Rondônia; e Cássio Cunha Lima (PSDB) na Paraíba. Ambos os casos também podem se transformar em votos anulados, nos próximos dias, já que os recursos ainda não foram julgados.

A difícil reconstrução

Passado quase um ano da cheia histórica no rio Madeira, pouca coisa avançou em termos de reconstrução de Porto Velho e seus distritos. É preciso reconhecer que existe dedicação e um trabalho relativamente afinado entre a prefeitura da Capital e o governo do Estado com suas ações direcionadas pela Defesa Civil e entidades empresariais envolvidas no Plano de Reconstrução.

Dos distritos, onde se viu mais ações, foi em São Carlos com a recuperação da sede do distrito e da unidade de saúde, mas o planejamento e construção de casas para os desabrigados ainda não saiu do papel. Toda zona ribeirinha ainda amarga os efeitos das enchentes e o povo aguarda benefícios prometidos pelo governo Federal que até agora não chegaram.

A grande verdade é que o que foi projetado para a reconstrução pouca coisa poderá ser executada. As próprias usinas se fazem de mortas aos pleitos de ajuda às áreas atingidas na orla de Porto Velho e a prometida dragagem pelo Governo Federal, tantas vezes anunciada, não passou de balela. Por último, falta planejamento para enfrentar os desastres naturais.


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas