Porto Velho/RO, 27 Março 2024 22:22:36

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 28/11/2014 às 15h14min

A- A+

O jogo de poder

A vida pós-Operação Plateias coloca em evidência o jogo do poder em Rondônia com diferentes estratégias. A oposição fustiga o..

A vida pós-Operação Plateias coloca em evidência o jogo do poder em Rondônia com diferentes estratégias. A oposição fustiga o governador Confúcio Moura na expectativa do seu afastamento pelo Superior Tribunal de Justiça, já que por via parlamentar não conta com maioria para lhe aplicar o desejado impeachment e o mandatário conta com foro privilegiado.

No grupo de oposição, cuja liderança é do presidente da Assembleia, Hermínio Coelho, o jogo vigente é fazer barulho, pressionar as autoridades aqui e em Brasília para fazer a caveira do governador, fragilizado com a recente Operação da Polícia Federal que prendeu figuras importantes. A oposição também se une e se articula para eleger a próxima Mesa Diretora da Assembleia Legislativa.

Do lado da situação, o governador Confúcio Moura busca apoio da classe política e empresarial – alguns manifestos já foram divulgados – e tenta passar tranquilidade nas suas entrevistas pela imprensa sobre a situação que gera boatos a toda hora. O pagamento em dia do funcionalismo ajuda a reduzir seus aborrecimentos, ao contrário com certeza teria gente queimando pneus e cobrando a saída do mandarim rondoniense. Enfim, o embate continua com novos rounds nos próximos dias.

Obras paradas

O prefeito de Porto Velho, Mauro Nazif (PSB), está confiante quanto às soluções para os problemas gerados pelas obras paradas. Um baita transtorno para os moradores e um dos motivos de queimar o filme dos prefeitos – mesmo sendo obras federais. No entanto, com as chuvas se intensificando, resolver os gargalos dos viadutos e a continuidade das redes de água e esgoto são desafios.

A cobrança

O governador Confúcio Moura voltou a cobrar publicamente os secretários para que entreguem seus cargos. Foi a enésima vez feita através de órgãos de comunicação e até ontem, pelo que se sabe, todos se faziam de gatos mortos a respeito da questão. É amar demais a profissão? Muito apego ao cargo? As contas do fim de ano que estão pesando? Ou todas as alternativas?

As emendas

Visando o encaminhamento de emendas parlamentares para o ano que vem, os prefeitos rondonienses têm se deslocado constantemente a Brasília para garantir aporte de recursos para infraestrutura. Os prefeitos Jesualdo Pires (Ji-Paraná), Alex Testoni (Ouro Preto do Oeste) e José Rover (Vilhena), por serem mais articulados, têm levado vantagem na captação de recursos.

Políticas públicas

A maioria dos envolvidos em assaltos e arrombamentos em Porto Velho, presos nas últimas semanas, está na faixa etária de 14 a 22 anos. A falta de políticas públicas para os jovens, mais o envolvimento com drogas são fatores decisivos no incremento das taxas de criminalidade. Urge parceria das esferas municipais, estaduais e federais para medidas exequíveis.

Em pílulas

O teor da denúncia premiada do ex-secretário José Batista, contado em pílulas por um jornal eletrônico da Capital, está fazendo grande sucesso. Tantas picuinhas, fatos pitorescos e lances impressionantes envolvendo a classe política e as hostes governistas. Se tudo for verdade, é vala comum para quase todo mundo. É coisa de louco. É ladroagem para todo lado.

Via Direta

*** O fechamento do Rondocap em Rondônia atingiu também seriamente os cofres dos órgãos de comunicação *** A cartelinha era um sucesso de venda nas esquinas, mais até do que jogo do bicho *** São várias frentes de trabalho na Capital, mas mesmo assim em dia de chuva forte Porto Velho vira igapó *** O combate às alagações ainda vai precisar de muito esforço e recursos nos próximos anos.


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas