BUSCA O QUE ESTÁ PROCURANDO?

Onde deseja efetuar a busca?

Carlos Sperança

coluna

Perfil

Publicado: 19/10/2023 às 12h51

O senador Jaime Bagatoli já sinaliza que vai entrar na briga pela sucessão de Marcos Rocha

Confira a coluna

A seca nos pastos 

A Amazônia impressiona por suas maravilhas, potencial e, para angústia de quem sonha com o bom aproveitamento da região em benefício do povo brasileiro, terríveis contrastes e contradições. Desde o ano passado a região é o bioma com a maior área de pastagem do país, superando o Cerrado, com 6,3 milhões de hectares à frente do Centro-Oeste, segundo o MapBiomas, mas uma triste realidade se apresentou em 2023: a seca extrema acabou com o pasto dos animais e secou os reservatórios. 

Com fome e sede, o gado entra nas áreas com resto de água e morre atolado na lama, prejuízo que afeta sobretudo os pequenos pecuaristas. A dúvida que sobra é se tal situação, dramática e inédita, é um fenômeno atípico, sem chances de se repetir no futuro, ou é sinal de que a região se aproxima do ponto de não retorno sempre anunciado pelos catastrofistas: a hora a partir da qual não haverá mais condições de salvar a floresta.

Aliás, os catastrofistas já começam a ser considerados realistas, a julgar pelas evidências de que o desmatamento ilegal ainda é grande e as condições de piora do clima não são apenas regionais. Situações de desequilíbrio são relatadas por todo o Brasil e mundo afora, das florestas tropicais às geleiras polares. O aquecimento global é uma realidade. Os meios para enfrentá-lo, porém, ainda não estão claramente resolvidos. Daí porque é urgente conter toda e qualquer condição que possa piorar o clima ainda mais. 

…………………………………………………………………………….

Mostrando as garras

O senador Jaime Bagatoli, presidente estadual do PL de Rondônia, já sinaliza que vai entrar na briga pela sucessão do governador Marcos Rocha em 2026. De um lado, o ungido do presidente Jair Bolsonaro, está selecionando candidatos as prefeituras municipais de Rondônia para 2024 nos principais colégios eleitorais do estado, não deixando de incluir lançamento de candidaturas próprias de parentes, como se projeta em Vilhena. De outro lado se lança como líder da oposição ao governo estadual. Ganhou muitos pontos ao assumir a briga contra o reajuste do ICMS no estado recentemente.

Enfim, a dragagem

Os serviços da dragagem no Rio Amazonas com o Rio Madeira devem começar nesta sexta-feira, conforme foi anunciado pelo Ministério dos Portos e Aeroportos. Os trabalhos devem se prolongar por 45 dias permitindo o escoamento através de barcaças de Belém e de Porto Velho o abastecimento de Manaus, a metrópole amazônica, objeto da maior estiagem dos últimos 120 anos. A hidrovia do Madeira tem funcionado meia boca, com as balsas e barcaças transportando a metade da capacidade em vista dos obstáculos formados pelos pedrais e bancos de areia.

Uma alternativa

Depois de uma verdadeira explosão de manifestações de Vilhena a Porto Velho, o governador Marcos Rocha se encontrou com entidades representativas para discutir o que já tinha sido sacramentado na Assembleia Legislativa e sancionado pelo seu governo, o projeto que reajustou os valores do ICMS. Rocha explicou as medidas que ele e tantos governadores estão adotando para melhorar a arrecadação, lembrando que Rondônia estava perdendo R$ 600 milhões por ano com a desoneração de impostos instituída pelo governo anterior no ano passado nos impostos sobre combustíveis, energia e comunicações. Busca-se agora uma alternativa para atender o erário e aos interesses empresariais com relação ao aumento do ICMS

Eleições 2024

Com as convenções municipais que vão definir as candidaturas a prefeito, vice e vereadores no meio do próximo ano de 2024, os brasileiros vão escolher prefeitos em 5.568 municípios e cerca de 58 mil vereadores. O registro das candidaturas terá a data limite de 15 d agosto e o início da propaganda eleitoral logo no dia seguinte, dia 16. O pleito do primeiro turno será realizado em 6 de outubro e nos casos dos municípios com mais de 200 mil eleitores, o segundo turno em 27 de outubro. No caso de Rondônia, apenas Porto Velhoa terá eleição em dois turnos, caso o pleito não se resolva inteiramente no primeiro.

O desmatamento

O Estado do Pará segue na liderança no quesito desmatamento com 35 por cento das florestas devastadas no País. Em segundo lugar, encontra-se o estado do Amazonas, que já supera o estado do Mato Grosso, agora na terceira posição. E lembrar que nas décadas de 80 e 90 nosso estado de Rondônia chegou a liderar o ranking de desmatamento na região Norte. Tanto no Pará, como no Amazonas e Mato Grosso, existem grilagens de terras enormes para projetos de colonização e a exploração da pecuária extensiva. Rondônia nos últimos anos tem combatido mais ativamente a grilagem.

Via Direta

*** O problema de furtos em supermercados obrigou um Atacadão em Porto Velho a conferir notas fiscais na saída dos consumidores. A medida causou revolta e a os donos acabaram suspendendo a norma adotada *** É ladrão para todo lado, de fiação elétrica, portões de ferro, hidrômetros, janelas, etc. *** Em Rondônia se constrói aeroporto em cidades que não tem voos regionais como é o caso de Ariquemes já se prevendo o futuro. A região, o Vale do Jamari, é de grande potencial *** Aos poucos, por causa do final de ano, as empresas aéreas estão retomando os voos suspensos no meio do ano ***Mas o voo da empresa Azul, a campeã de atrasos, de Porto Velho a Cuiabá, foi cancelado de vez