Porto Velho/RO, 25 Março 2024 15:54:29

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 18/10/2023 às 12h26min

A- A+

Os estados amazônicos já estão com os cabelos em pé com uma nova crise imigratória

Confira a coluna

O tesouro da vida 

É falsa a noção de que se pode ver a Muralha da China da Lua ou da órbita da Terra, mas a Amazônia é notável, no solo ou vista de cima. Da altura, as copas das grandes árvores dominam a cena, mas o desmatamento também aparece, como câncer devorador. 

Por baixo das imagens captadas por satélites se escondem tesouros imensos, distribuídos pela ampla biodiversidade regional.  Pelo menos 10 mil sítios arqueológicos aguardam cientistas com modernos recursos tecnológicos para revelar seus segredos. Há pouco, na Escócia, descobriu-se um tesouro de moedas de prata e bronze trazendo indicações históricas importantes. Imagine-se o que há por descobrir em áreas ainda não devidamente pesquisadas na grande floresta sul-americana.

A biodiversidade amazônica é fantástica, há descobertas diárias e promete ainda muitos tesouros e surpresas, a julgar por uma velha conhecida de todos: a copaíba. Considerada panaceia universal para as mais diversas enfermidades, aplicada externamente ou por ingestão, a copaíba acaba de revelar uma nova e admirável propriedade: pesquisadores do Brasil e EUA descobriram que seu ácido poliáltico possui amplos efeitos antibacterianos, podendo vencer os invasores mais resistentes. 

Considerando que a resistência dos micróbios aumenta e logo deverá ser a principal causa de mortes no mundo, é uma descoberta que vale muito mais que qualquer tesouro.

……………………………………………………………………….

Ação contra reajuste

A OAB-RO anunciou a entrada de ação judicial para derrubar a lei aprovada na Assembleia Legislativa de Rondônia que aumentou os valores do ICMS m Rondônia fato que gera protestos da Serra do Touro, no Colorado do Oeste a Praia do Tamanduá, em Porto Velho. A OAB é uma das entidades que lideram os protestos dos rondonienses, juntamente com mais 50 entidades e tem a expectativa de com sua Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) mudar a situação criada pelo governo do estado e deputados estaduais. Na gestão de Márcio Nogueira, a OAB voltou a defender causas populares e é uma gestão que já está fazendo história.

A deportação

Em vista do decreto presidencial tratando da expulsão de imigrantes no Peru a partir do final deste mês de outubro, os estados amazônicos já estão com os cabelos em pé com uma nova crise imigratória. O estado mais atingido será o Acre, no entanto, também Rondônia será atingido, já que centenas dos imigrantes venezuelanos, haitianos e africanos que estão sendo expulsos vão se utilizar da BR 364 para recorrer a empregos no Sul do Brasil, carente de mão de obra para a construção civil, frigoríficos e cooperativas. A nossa rodovia Marechal Rondon será passagem obrigatória.

Transtornos

Por falar em imigração, vários municípios rondonienses poderão aproveitar a mão de obra dos imigrantes indesejáveis no Peru e no Chile. O trabalhador local tem buscado empregos também na região sul do País e assim cidades, como Jaru já buscam trabalhadores em municípios vizinhos para ocupar vagas não preenchidas nos estabelecimentos comerciais e na construção civil. Atualmente ficou difícil garimpar um profissional disponível também em Porto Velho para pintura, carpintaria e construção civil, pois a grande maioria qualificada e com bons antecedentes se mandou para Cascavel, Chapecó, Camboriú, Maringá, Ponta Grossa, Palotina e interior de São Paulo e Rio Grande do Sul.

Austeridade exigida

Prefeitos e governadores só adotam medidas mais austeras diante das necessidades dos seus estados e municípios. Ninguém quer se desgastar politicamente, mas as vezes os mandatários são obrigados a tomar medidas impopulares para terem recursos disponíveis para obras de infraestrutura. Assim foi com o prefeito Hildon Chaves, que queria reajustar o IPTU e acabou desistindo e agora o caso do governador Marcos Rocha com o aumento do ICMS. O prefeito e o governador ainda estão pagando o funcionalismo e fornecedores em dia, mas enfrentam dificuldades para garantir a rapadura diante da necessidade de aumentar a arrecadação.

Estados vizinhos 

Nos estados vizinhos, governadores como Wilson Lima, do Amazonas e Gledson Cameli do Acre se viram na contingência de adotar medidas de austeridade. O amazonense Lima cortou 25 por cento de todos os gastos da sua administração para fazer frente a crise que atinge os cofres dos governos estaduais, depois de uma pandemia tão insana que provocou a desoneração dos combustíveis, energia e comunicações. Até agora o prefeito Hildon e o governador Rocha não chegaram a este ponto, mas medidas como o aumento do ICMS já indicam a necessidade de o erário estadual ser melhor abastecido em 2024.

As polarizações

As primeiras sondagens para as eleições presidenciais de 2026 indicam poucas chances de um candidato de terceira via conseguirem polarizar com os candidatos da esquerda e da direita. Com Bolsonaro inelegível, o atual presidente Lula encontraria polarização, pelas primeiras pesquisas com o governador de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos), caso já aos 80 anos dispute mais uma eleição. Em Rondônia, um estado terrivelmente conservador, a polarização seria entre dois candidatos bolsonaristas, havendo uma terceira via também conservadora. A esquerda rondoniense está mesmo em baixa. Coisa de louco! 

Via Direta

*** Os desastres naturais estão batendo as nossas portas. No final de semana, com forte temporal em Candeias do Jamari, na região metropolitana de Porto Velho ou na Ponta do Abunã com desbarrancamentos (terras caídas) diante de forte tempestade em Fortaleza do Abunã *** Por outro lado, a previsão da ciência é que a seca amazônica se prolongue até o final do ano. Porto Velho já com seu sistema de abastecimento de agua comprometido, Manaus com a Zona Franca deixando de receber componentes pelas balsas transportadoras de Belém (PA) *** Vivendo da economia do contracheque, Porto Velho poucos dias depois do pagamento do funcionalismo espicha o bico. Lojistas reclamam da falta de dinheiro na praça.


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas