Porto Velho/RO, 27 Março 2024 20:47:30

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 07/11/2018 às 07h56min

A- A+

Otimismo que ainda hoje persiste na exploração ao arrepio da lei

Espaço para moderação Em seu relato de viagem sobre a Amazônia, o visconde francês Enrique Onffroi defendia que na região “a..

Espaço para moderação

Em seu relato de viagem sobre a Amazônia, o visconde francês Enrique Onffroi defendia que na região “a lavagem de ouro, a agricultura e o comércio são fontes inesgotáveis de riquezas”, otimismo que ainda hoje persiste na exploração ao arrepio da lei.

É fato que em condições de sustentabilidade muitos recursos naturais serão perenes. Descuidar dessas condições, porém, levará a um desastre cujo custo será pesado demais para os povos da região e toda a humanidade.

O presidente eleito Jair Bolsonaro tem sido sensível às vozes que preconizam a necessidade de não incorporar o Ministério do Meio Ambiente ao da Agricultura. Estava prevista a criação de vários superministérios e este seria um, mas o eleito demonstrou que por trás da imagem de intransigente há um político pesando os efeitos das ações governamentais.

Designar o juiz Sérgio Moro para o Ministério da Justiça com plenos poderes joga por terra o “ditador” que seus inimigos supunham e deixa isso ainda mais claro ao avisar que não porá um “xiita” no Ministério do Meio Ambiente. “Xiitas” é a expressão pela qual são conhecidos os radicais. Há espaço, portanto, para a moderação.

……………………………………………

Atenções voltadas

Passada a eleição, todas as atenções estão voltadas agora aos trabalhos do grupo de transição formada pelo governador eleito Marcos Rocha e sua posse no Centro Político e Administrativo em janeiro. A expectativa generalizada também se mantém com relação à formação do seu secretariado. Até agora guardado a sete chaves.

Com desgastes

Costumo dizer que o governador eleito começa a se desgastar – e pelo menos uns 20 por cento da sua popularidade já desidrata por aí – na formação do secretariado e na nomeação dos cargos comissionados. O cobertor é curto e não é possível atender a todos que trabalharam na campanha da base aliada. Quem se sente rejeitado já vira oposição no dia seguinte.

E o serpentário?

O embrião da oposição será formado a partir de janeiro com a posse de Marcos Rocha sob o clamor dos rejeitados e com os deputados estaduais que não conseguirem indicar parentes, amigos e compadres. O Legislativo tem funcionado como um verdadeiro serpentário, mas governadores como Ivo Cassol e Confúcio Moura souberam domesticar os repteis legislativos, invertendo o jogo.

Com gravações

Como se recorda, o então governador Ivo Cassol, para se livrar dos deputados chantagistas gravou as propostas indecorosas, tornou público o escândalo no Fantástico e escapou do impeachment. Confúcio já era quase um cassado quando estourou uma operação policial, colocando os adversários de joelho. Fica aí a dica para Marcos Rocha, gravar as propostas indecorosas.

Um pé frio

Seguem as especulações para o corpo de secretariado para o governo Marcos Rocha. Para a Comunicação, é tida como certa a indicação do publicitário Junior Gonçalves, que já é ruim para vender batatas e tomates, fico imaginando para uma função que exige experiência no campo político. Como se sabe, Junior é o autor da campanha publicitária da parte do Gonçalves que esta em concordata. Um baita pé frio.

Via Direta

*** A estação das chuvas recém começou e já temos muitos bairros com ruas alagadas na capital*** O inverno amazônico é, de fato, um terror para os alcaides na região *** O governador tampão Daniel Pereira (PSB) herdou a bomba relógio herdada de Confúcio gerada pela crise e a consequente queda de arrecadação, mas não deixou a peteca cair *** E que segure a peteca até entregar a bananosa para Marcos Rocha *** Seguem demissões em órgãos públicos para ajustar as contas com a LRF.       


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas