Porto Velho/RO, 26 Março 2024 13:48:48

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 16/01/2019 às 07h00min

A- A+

Por que as tribos amazônicas lutavam tão ferozmente entre si?

Penetrar sem destruir Os mais destacados especialistas se surpreenderam positivamente com a qualidade da Terra Preta dos Índios, que..

Penetrar sem destruir

Os mais destacados especialistas se surpreenderam positivamente com a qualidade da Terra Preta dos Índios, que apresenta uma espantosa fertilidade. Os estudos em andamento no sentido de tentar reproduzir em laboratório a TPI, na intenção de propiciar um novo salto na produção agrícola, deixam clara a necessidade de estudar mais e melhor a história e as práticas das comunidades originais da Amazônia.

Ao se encontrar com tribos amazônicas em Puerto Maldonado, o papa Francisco manifestou claramente essa consciência: “Nós, que não habitamos nestas terras, precisamos da vossa sabedoria e dos vossos conhecimentos para podermos penetrar, sem o destruir, o tesouro que encerra esta região, ouvindo ressoar as palavras do Senhor a Moisés: ‘Tira as tuas sandálias dos pés, porque o lugar em que estás é uma terra santa’”.

Já com os pés metidos na terra e cheios de interrogações nas mentes, uma equipe coordenada pelo arqueólogo André Strauss, foi encarregada de montar o primeiro laboratório de genômica pré-histórica do país.

Compreender os resquícios dos povos implica também estudar os usos e costumes anterior à presença europeia. Uma das questões calha com a atual polarização reinante no Brasil: por que as tribos amazônicas lutavam tão ferozmente entre si?

……………………………………

Explosão da soja

A colheita da soja em Rondônia começou este ano com grandes expectativas quanto a um bom preço, mas a alta nos insumos deve reduzir a lucratividade. Mesmo assim a previsão é que a área de plantio aumente sensivelmente no ano que vem. A produção da leguminosa vai tomando conta também no Acre e do Sul do Amazonas.É a Amazônia se transformando num “sojal”.

Posse em fevereiro

Com a posse dos deputados federais em fevereiro, vários deles já começaram a percorrer as bases colhendo subsídios para suas ações em Brasília.  Os novatos como Leo Moraes (Pode-Porto Velho), Silvia Cristina (PDT-Ji-Paraná) e Jaqueline Cassol (PP-Cacoal) também se preocupam em conseguir boas salas no Congresso, o que é feito a dentadas em todo inicio de legislatura.

Troca de patadas

Os postulantes ao comando da mesa diretora da Assembleia Legislativa de Rondônia poderiam reduzir o desgaste e a desmoralização da casa de leis reduzindo as patadas e missas encomendadas pelos órgãos de comunicação. Lá votam apenas 24 deputados, mas os envolvidos na disputa querem briga, querem guerra, querem unhadas e patadas. É típico nas disputas locais.

Um modelo

Enquanto o Acre é referencia para Rondônia em alguns aspectos de infraestrutura, Rondônia se transformou em modelo para os acreanos no agronegócio. O governador do vizinho estado o jovem Gladson Cameli veio a Rondônia com assessores ligados a sua Secretaria da Agricultura para conhecer de perto o modelo rondoniense na semana passada e abriu as portas do seu estado para os empresários rondonienses.

Via Direta

*** A prefeitura de Porto Velho esta retomando os trabalhos para a revisão do Plano Diretor. A população esta sendo ouvida*** O alteamento da BR 364 na altura do Abunã está quase concluída *** Com isto e mais a ponte no Rio Madeira, o Acre comemora o fim do isolamento rodoviário *** Empresários rondonienses estão comprando terras no Amazonas e Acre para o plantio da soja *** Os rios do interior do estado transbordaram no final de semana. Todo mundo de cabelo em pé.


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas