Porto Velho/RO, 22 Março 2024 07:59:12

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 28/10/2023 às 12h20min

A- A+

Preocupante esta debandada em Porto Velho que vem desde 2020

Confira a coluna

Vacas secas

O desmatamento, a destruição da biodiversidade, as queimadas, os crimes ambientais e a prevaricação que os favorece causaram uma cadeia incessante de prejuízos, comprovada claramente pela queda na arrecadação com ICMS acusada pelo Estado do Amazonas. Segundo a equipe fiscal do governo amazonense, os reflexos dos efeitos severos dos rigores climáticos resultaram em queda acentuada na arrecadação do Estado.

Ao contrário da bola de neve, que cresce ao rolar, ao crescer a seca produz lama onde havia água até a lama também desidratar e virar terra árida. Ao bater nas finanças públicas, a economia feita com as medidas de controle e combate à corrupção evapora com a piora do calor. O primeiro sinal de queda na arrecadação do ICMS foi observado na redução das vendas de combustíveis por conta da paralisação do transporte fluvial entre os municípios.   

Não será um caso restrito à região. A bola da seca revela contágio crescente para a economia nacional, com impacto na inflação e queda no ritmo de crescimento geral do país. Já se sabia que por diversos fatores a economia dos dois últimos trimestres do ano – com reflexos óbvios para o ano de 2024 – vai apresentar um freio indesejável. Quem tem juízo já percebeu que esse drama não será vencido com polarização eleitoral, troca de insultos entre radicais, sabotagens às instituições e desunião. É urgente unir esforços para enfrentar as vacas magras da profecia.

…………………………………………………………………………..

Sob bombardeio

O governador Marcos Rocha (União Brasil) está sob bombardeio e vai precisar montar um abrigo antiaéreo no Centro Político Administrativo Rio Madeira com tantos misseis endereçados pelos adversários ao seu governo. Além do baita problema criado pelo aumento do ICMS aprovado na Assembleia Legislativa, agora tem a questão do Plano de Cargos e Salários da Segurança Pública, um compromisso que vem desde sua primeira gestão cobrado. Rocha se defende e diz que depende do aumento do ICMS, vitaminando a arrecadação para honrar o plano. A ALE está lotada de delegados e o deputado Camargo empunhando a machadinha de guerra.

Mais cara

A coleta de lixo poderá ficar mais cara em Porto Velho e em pelo menos 12 cidades que estão licitando a contratação de empresas para o serviço adotando a chamada modalidade técnica de preço, algo que traz subjetividade para as licitações e pode aumentar o valor pago, segundo especialistas. O programa de Parcerias de Incentivo Fiscal do governo federal e uma decisão do TCE do Estado de São Paulo para o serviço de resíduos sólidos é que seja pelo menor preço. Atualmente os valores pagos pelos contribuintes pela coleta de lixo estão embutidos em impostos como IPTU e COSIP e em breve serão cobrados segundo regulamentação da ANA –Agencia Nacional de Saneamento Básico.

Vai longe…

Segundo a Associação dos Ferroviários a inauguração das reformas do Complexo Histórico e Turístico da Estrada de Ferro Madeira Mamoré poderá se estender muito mais que o esperado se não forem sanados problemas de contratos com a União e IPHAM –O Instituto do Patrimônio Histórico e por este motivo a Amazon Fort (a empresa vencedora da licitação para explorar o complexo) e a própria municipalidade evitam falar do assunto e marcar uma data para a reabertura. Os dirigentes da Associação dos Ferroviários dizem que estão tratando dos entraves para resolver os entraves em Brasília.

A paz reinante

Os políticos rondonienses começam a costurar acordos para as eleições municipais de 2024 também já de olho para a sucessão estadual de 2026. Consultas daqui e dali se vê por enquanto alguns acordos de não agressão enquanto as coisas, ou seja, as candidaturas de ponteira se definem. Afinal, não convém precipitar o processo eleitoral, levando ripadas desde já. No interior do estado, alguns expoentes estão sendo rifados dos entendimentos, em Ji-Paraná o prefeito afastado Esaú Fonseca, em Ariquemes o ex-senador Ernandes Amorim, mas com certeza ambos terão seus candidatos nas pelejas eleitorais do ano que vem

Hidrovia do Madeira

Já recebendo os primeiros trabalhos de drenagem em território amazonense, a Hidrovia do Madeira, além de transportar grandes comboios de cargas de soja e outros produtos de exportação, também está se tornando num corredor do narcotráfico amazônico, a partir de Porto Velho, ou de Manaus, e um reduto para as investidas dos piratas que estão sendo apupados nos Rio Negro, Solimões e Tapajós. É o crime organizado cada vez mais se aparelhando para enfrentar os solavancos com a Polícia Federal reforçada pelo Ministério da Segurança para os embates.

Via Direta

***Apelidado no meio de “Ubermoto”, o aplicativo está causando furor entre os mototaxistas. Na corrida que é cobrada por R$ 15,00 o Uber moto cobra R$ 10,00 e a diferença e enorme *** Com a praça mal das pernas a brigarada é grande na busca de usuários e leva a melhor quem cobra o preço mais barato *** Conforme as estatísticas os estados de Rondônia e Roraima são os que mais apresentam casos percentualmente de feminicidios no Brasil. *** No ano que vem os agressores das mulheres nos estados serão obrigados a usar tornozeleira eletrônica, como mais um instrumento de defesa das mulheres pela Lei Maria da Penha *** Tem punhal da traição entre os políticos rondonienses rolando… 


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas