BUSCA O QUE ESTÁ PROCURANDO?

Onde deseja efetuar a busca?

Carlos Sperança

coluna

Perfil

Publicado: 24/10/2023 às 13h05
Atualizado: 24/10/2023 às 14h47

Presidente Lula é pressionado para decretar Estado de Emergência Climática

Confira a coluna

Emergência climática

Há uma justificada pressão de ambientalistas e indigenistas sobre o governo no sentido de declarar o Estado de Emergência Climática. O estado de emergência simples já ocorre em várias partes do país assoladas pela seca e pelas inundações, mas o EEC seria uma providência extraordinária.

Sugerida em 2020 pelo estudo “Aviso dos cientistas mundiais sobre mudanças climáticas”, ele significa a vitória do conceito de que a natureza não tem como regenerar o efeito estufa potencializado pela emissão de poluentes acima de padrões seguros permitidos pela legislação, causando transformações negativas no meio ambiente: devastação florestal, risco de extinção de plantas e animais e impactos na saúde humana. Nesse caso, a declaração de EEC teria a função de acionar todos os mecanismos possíveis para deter as ações de descontrole do clima.

No tempo em que malucos acham que conspirar contra a Constituição, a democracia e suas instituições é “liberdade de expressão”, não falta negacionista supondo que tudo é permitido em nome da liberdade. Até impor regimes de trabalho análogos à escravidão e cometer crimes ambientais, abaixo do argumento sem lastro de que a natureza se regenera automaticamente. Seria o EEC rigoroso demais, impondo restrições coercitivas às liberdades? Na dúvida, que os estados simples de emergência sejam levados a sério e produz os efeitos corretivos esperados.

………………………………………………………………………….

Nova federação

Se especula nos altos escalões da política brasileira a criação de uma federação unindo o PP e os Progressistas, que formaria a segunda maior bancada na Câmara Federal com 90 deputados. Tudo já com vistas às eleições dos futuros presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado em meados do ano que vem. Em Rondônia, juntariam as forças o PP do ex-governador Ivo Cassol e os Progressistas liderados pelo deputado estadual Alex Redano, ex-presidente da Assembleia Legislativa, um político com grande penetração nos meios evangélicos no estado. São dois partidos conservadores e bem estruturados.

Bons indícios

As chuvas no Peru, onde ficam as nascentes do Rio Solimões, que corta o Amazonas, já começaram e o nível deste importante corredor fluvial conectando as comunidades ribeirinhas colapsadas pela seca, começa a subir já partir do município de Tabatinga. São os primeiros indícios que a coisa pode melhorar, mais os reflexos destas melhoras só devem acontecer em Manaus, onde a situação é mais aflitiva, nas próximas semanas. De qualquer forma a expectativa de melhoras começam a fluir depois da pior estiagem de todos os tempos na Amazonia Ocidental.

Os entendimentos

O senador Jaime Bagatolli (PL-RO), presidente do Diretório Estadual do PL começou os entendimentos com os diretórios municipais visando as eleições municipais do ano que vem. O líder bolsonarista projeta que o partido terá candidaturas próprias nos principais polos regionais do estado, como Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena. Em Porto Velho as tratativas estão a sete chaves, mas os entendimentos também passam pula interlocução do deputado federal Coronel Chrisóstomo, apontado anteriormente como um possível postulante à sucessão na capital.

Nos bastidores

Nos bastidos políticos da capital comenta-se que diante da possível decisão do governador Marcos Rocha e da cúpula do União Brasil ter decidido apoiar o deputado federal Fernando Máximo a prefeitura de Porto Velho, estariam sendo sondados pelo PL os nomes dos pretendentes alijados da base aliada governista, como a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), ex-deputado federal Leo Moraes (Podemos) e o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa Marcelo Cruz (Patriota). Acredita-se que Bagatolli, que deverá disputar o governo do estado em 2026, formará uma chapa forte para a peleja.

Dragagem permanente

Proposta do deputado federal Capitão Carlos Alberto Neto, a partir de sugestões já enviadas ao ministro da infraestrutura Renan Filho e dos Portos e Aeroporto Silvio Costa Filho, prevê a dragagem permanente dos principais rios da Amazonia, como o Solimões, Rio Negro, Rio Madeira, Tapajós e tantos outros afetados pela maior estiagem de todos os tempos. Ao justificar seu projeto, que tem apoio da bancada federal de Rondônia, ele citou os graves prejuízos causados pela seca nos estados da região com as hidrovias colapsadas no transporte de cargas.

Via Direta

*** Periga ter mais políticos do que beneficiados pela casa própria em atos de entrega de moradias populares em Porto Velho. É coisa de louco. A cada cerimonia tudo fica mais fervilhante *** Fala-se nos bastidores políticos de uma grande operação da Polícia Federal focalizando políticos locais nos próximos dias.  No caso, haverá choro e ranger de dentes e a imagem de Rondônia voltando ao ralo depois de um certo tempo equilibrada *** A votação do ICMS na Assembleia Legislativa segue causando confusão. Tem parlamentar entrando na justiça revoltada por ser enlameada nas redes sociais *** Pelo menos 5 deputados estaduais se declararam inocentes, argumentando que estavam em viagens e, portanto, não podem ser considerados “traidores do povo”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

0