Porto Velho/RO, 13 Abril 2024 22:00:18

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 10/11/2014 às 08h36min | Atualizado 27/04/2015 às 04h24min

A- A+

A reforma política

As polêmicas em torno da reforma política – como o financiamento de campanha – nem foram resolvidas pelo Congresso Nacional, passamos..

As polêmicas em torno da reforma política – como o financiamento de campanha – nem foram resolvidas pelo Congresso Nacional, passamos das 30 agremiações partidárias nas eleições de 2014, e um novo reordenamento de forças começa a ser desenhado no cenário político do País. São as acomodações projetadas com a criação de um novo partido para dar sustentação ao novo governo de Dilma Rousseff.
O PT saiu menor nas urnas, boa parte do PMDB já pensa em se afastar da presidente reeleita, com vistas a um projeto solo em 2018, e uma nova legenda idealizada pelos irmãos Ciro e Cid Gomes (do Ceará) quer colocar lado a lado o Pros, descontentes do PSB e de outros partidos com vocação governista. Foi mais ou menos assim que surgiu o PSD, de Gilberto Kassab. Uma montoeira de políticos eleitos por partidos oposicionistas querendo contar com as benesses da situação, e precisando trocar de lado. Os acontecimentos nas esferas nacionais vão ter desdobramentos em Rondônia, e alguns parlamentares federais já pensam na troca de partidos visando ajustes e mais competitividade nas eleições municipais de 2016.

Os entendimentos

Prosseguem os entendimentos para a eleição da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. No tocante ao nome da base governista na peleja, o que se sabe é que a definição vai sair do governador Confúcio Moura, com consulta ao senador reeleito, Acir Gurgacz. Já se sabe também, que para facilitar os acordos, o atual vice-governador e deputado estadual eleito, Airton Gurgacz, não entrará na disputa da Presidência.

As acomodações

Aos poucos os novos deputados eleitos vão aparecendo e buscando as melhores acomodações na Assembleia Legislativa. Ocorre que os parlamentares do alto clero do parlamento estadual sempre têm gabinetes mais aparelhados do que os do baixo clero, e sendo assim, estas salas são mais cobiçadas. O atual secretário da Casa, Eurípedes Lebrão, tem atendido a todos com a devida atenção.

Corpo de secretários

O ex-deputado federal Chagas Neto com a saúde já recuperada, está de volta ao batente e às lides políticas. Pelo seu importante trabalho no primeiro turno na campanha do governador Confúcio Moura, participando da virada sobre o tucano Expedito Júnior, ele é cogitado a assumir um cargo relevante na esfera estadual, a partir de janeiro. A expectativa é grande.

Os demitidos

Temos uma carga enorme de comissionados demitidos, nos últimos dias, no governo da Cooperação e na Assembleia Legislativa. Os Diários Oficiais estão lotados de listas, e a chiadeira é grande por causa do Natal e Ano Novo. Tanto o Poder Executivo quanto o Legislativo estão se enquadrando na Lei de Responsabilidade Fiscal, sob choro e ranger de dentes.

Bullying nas escolas

Com o bulliyng crescendo nos estabelecimentos de ensino, com a omissão das diretorias das escolas, se vê muitos estudantes resolvendo as pendências a pontapés, na faca ou até a bala. A discriminação tem causado graves problemas psicológicos ao alunado, e nos têm chegado relatos até de tentativa de suicídios de jovens fragilizadas por esta prática. É preciso mais atenção das autoridades da educação para este assunto.

Via Direta

*** Na Câmara de Vereadores de Porto Velho, depois de mais uma tentativa frustrada de cassar o mandato do prefeito Mauro Nazif, as coisas voltaram à normalidade *** Ainda tem muito candidato – e isso de todos os níveis – devendo serviços gráficos na praça *** Já no tocante às formiguinhas, todas foram pagas, porque quando caloteadas geram escândalos….

 


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas