Porto Velho/RO, 19 Março 2024 09:37:17

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 26/09/2014 às 13h13min | Atualizado 29/04/2015 às 01h12min

A- A+

A reta final

Chegamos à reta final da campanha de 2014 com tudo sinalizando para eleições em dois turnos. O pleito de 5 de outubro deve encaminhar os..

Chegamos à reta final da campanha de 2014 com tudo sinalizando para eleições em dois turnos. O pleito de 5 de outubro deve encaminhar os candidatos Expedito Júnior (PSDB) e Confúcio Moura (PMDB) para a segunda etapa, e ambos já tratam de costurar os primeiros acordos para o turno seguinte.
Sabe-se que quem ganhar o primeiro turno já larga em vantagem para o segundo, e por isso tanto o governador Confúcio Moura como o candidato da oposição, Expedito Júnior, estão acelerando o passo com carreatas e caminhadas nas avenidas dos principais colégios eleitorais do Estado.
Para se ter uma ideia, tanto um como outro tem começado a jornada diariamente às cinco da matina em visitas a grandes empresas – como frigoríficos, por exemplo – falando de suas propostas e pedindo votos. Também se observa que o volume de campanha dos governistas aumentou sensivelmente nos últimos dias buscando uma “onda amarela” ao final do turno.
Na peleja deste ano, temos alguns fatos atípicos. O primeiro é o elevado número de indecisos. O segundo é a disposição de boa parte do eleitorado – revoltado com a classe política – votar branco e nulo. O que se pergunta é quem será beneficiado com esse comportamento? A situação? A oposição? Veremos a resposta nas urnas.

Malária na ponte

A malária está atacando nos bairros e invasões que pipocaram recentemente às margens da BR-319, logo depois da ponte. No conjunto habitacional ocupado pelos antigos moradores do bairro da Balsa, quase a metade já contraiu a doença. O povão da invasão ao lado está apavorado e cobra providências das esferas municipal e estadual da saúde.

Eleições 2004

Um problema inesperado aflige os candidatos ao governo nesta temporada já endividados com a presente campanha. Como enfrentar os tempos bicudos na Capital já que a maioria dos tradicionais financiadores de campanha está correndo dos emissários dos candidatos? Na maioria dos contatos, os tesoureiros de campanha recebem portas na cara.

As expectativas

Tucanos e peemedebistas querem virar o turno em Rondônia em vantagem. Isso acontecendo, acreditam que vai garantir favoritismo na peleja na segunda etapa, atraindo para novas alianças petistas e cassolistas. Uma boa vitória no primeiro turno, além de embalar a campanha – seja de Expedito ou Confúcio – poderá redundar em mais recursos para a continuidade da campanha.

Raposa felpuda

Quem vê o candidato Xaropão batendo no peito e arrotando honestidade no horário eleitoral, encenando o papel de pobrezinho, deve estar rolando de tanto dar gargalhadas. Afinal, Xaropão é um dos maiores especuladores imobiliários de toda a Amazônia, acostumado a despejar os sem teto e é também um baita mão grande com as coisas do alheio. Lembram-se do rumoroso caso das passagens?  Trata-se de uma baita raposa felpuda!

O terror

Os petistas conseguiram levar o terror para os operários das usinas hidrelétricas brasileiras em andamento ou em fase de projetos, como em Machadinho do Oeste, em Rondônia; ou Sinop, no Mato Grosso. Foi espalhado ao vento – e colado – que se a candidata Marina Silva vencer Dilma Rousseff, todas as obras das usinas serão paralisadas no Brasil. O papo está rolando de Jirau, em Rondônia, a Belo Monte, no Pará.

Via direta

*** Os candidatos à Assembleia Legislativa e à Câmara dos Deputados seguem fazendo as contas de quem se elege na temporada*** Nas contas daqueles que estão no poder, haverá pouco espaço para os novatos *** Trocando de saco para mala: os sem teto das enchentes estão chorando as mágoas pela falta de apoio *** Ainda instalados em barracas de campanha, a grande preocupação é por conta da temporada das chuvas chegando.


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas