Porto Velho/RO, 27 Março 2024 12:14:46

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 02/10/2018 às 07h38min

A- A+

Turismo da Amazônia tem a pior agenda regional

Piratas e estrategistas A Amazônia tem a agenda mais cativante para os turistas de todo o mundo e, infelizmente, ela se desenvolve no..

Piratas e estrategistas

A Amazônia tem a agenda mais cativante para os turistas de todo o mundo e, infelizmente, ela se desenvolve no mesmo roteiro da pior agenda regional.

A visitação motivada pela fauna silvestre, que esteve em debate na quinta-feira em Manaus, na Semana do Turismo, tem condições de alcançar grande sucesso. A diversidade e o incomum da fauna amazônica são ofertas exclusivas e atraentes.

Mas a agenda negativa faz da mesma região palco de intensa luta pelas rotas do narcotráfico, com tudo que acompanha combates sem as regras da Convenção de Genebra: assalto, medo, morte. Há estrategistas de superpotências ansiosos para ocupar a Venezuela e estender suas garras aos preciosos aquíferos, mas sabem que o mundo não vê a truculência da intervenção com bons olhos. Já a pirataria e o tráfico tendem a criar um argumento passível de apoio na opinião pública mundial.

Mesmo que oportunistas se aproveitem do medo para pregar violência estatal sem limites, que só aumenta o banditismo e prejudica os pobres e classe média emergente, é impossível tirar da agenda política democrática a necessidade de proteger as fronteiras e combater o crime. A desconfiança na democracia afetaria o turismo.

…………………………………….

Porto Velho

O município de Porto Velho “comemora” hoje seus 104 anos padecendo com o abastecimento de água, com a coleta de esgotos, sofrendo com as alagações no período das chuvas e se ressente de uma rodoviária decente e de um centro de convenções. A saúde esta em cacos e a segurança pública em colapso. Não bastasse, as fezes pululam pelas ruas e avenidas…

Cenário de incertezas

Num cenário de incertezas, reviravoltas e com uma multidão de indecisos os mais de 1.100.000 eleitores rondonienses vão às urnas no próximo domingo. O panorama de incógnitas se agrava com os canibalismos políticos regionais atingindo candidaturas consideradas de ponteira. Uma eleição histórica, com um clima de revolta contra a classe política.

Reta final

Temos lances curiosos nesta reta final da eleição marcada para o próximo dia 7. Os candidatos a deputados estaduais e federais estão se trombando nas ruas com as suas torcidas organizadas formadas por formiguinhas e tamanduás. Pelo menos até agora não brigaram, como ocorreu em pleitos anteriores. Mas não se descarta caneladas até domingo.

Levando vantagem

A impressão que se tem é que a moralidade anda meio elástica entre o eleitorado, senão vejamos: políticos tradicionais estão levando os governos do Amazonas, Rio de Janeiro e de alguns estados do nordeste. Senadores mais sujos do que poleiro, envolvidos na Laja Jato, estão se reelegendo em seus estados. Na Amazônia o crime organizado esta elegendo vários representantes. Coisa de louco!

Uma maldição

A antiga maldição que atinge os favoritos ameaça se repetir novamente em Rondônia. Cotado na largada 2018 ao governo estadual, o ex-governador Ivo Cassol (PP) ficou de fora, mas agora tenta afastar a fama de que não elege aliados, elegendo sua irmã Jaqueline a federal e Carlos Magno ao Senado. Também se constatam favoritos tombando ao Senado, a Assembleia Legislativa e a Câmara dos Deputados.

Via Direta

*** Iniciado mais um plantio da soja se constata que a leguminosa se espalhou por todo o estado de Rondônia *** Nos últimos anos se criaram vários barões da soja em Rondônia, numa epopeia que já tem quase duas décadas a partir de Vilhena *** Trocando de saco para mala, o abastecimento de água chegou ao colapso na periferia de Porto Velho *** O debate dos presidenciáveis da Record no final de semana foi marcado por criticas a Bolsonaro e Haddad ***Estão mais do que encaminhados para o segundo turno.


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas