Porto Velho/RO, 31 Março 2024 00:48:34

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 14/02/2017 às 06h30min

A- A+

Um baita desafio

A atual gestão da prefeitura de Porto Velho tem mostrado eficiência em medidas, como tirar os camelôs das calçadas, atuar com..

A atual gestão da prefeitura de Porto Velho tem mostrado eficiência em medidas, como tirar os camelôs das calçadas, atuar com celeridade na operação tapa-buracos, resgates históricos do Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré e outras atividades da raia miúda. Agora, resolveu enfrentar um baita desafio em conjunto com a Eletrobras, que é acabar com os “gatos” e “rabichos” (ligações clandestinas) algo da cultura local e que até hoje ninguém conseguiu resolver e que causa encrencas dos diabos.

Em 1980, quando desembarquei em Porto Velho, a então Ceron penava para colocar o relógio padrão nos domicílios dos consumidores. Os funcionários da empresa, em pleno centro, eram expulsos a facão. Também a Caerd, quando instalou hidrômetros, teve muitos problemas e, ambas as companhias até hoje padecem com milhares de gatos espalhados pela cidade, uma prática comum, tanto de grandes empresários que furtam energia, como de moradores dos bairros periféricos e invasões onde proliferam ligações elétricas até com arame farpado.

A escassez…

Se de um lado a peleja do governo de Rondônia atualmente se concentra em apenas dois nomes cogitados – o senador Acir Gurgacz (PDT) e o presidente da Assembleia Legislativa Maurão de Carvalho (PMDB) – para a disputa da Presidência da República existe um verdadeiro congestionamento de postulações. Só o PSDB tem três possíveis candidatos.

… E a abundância!

Além dos tucanos Serra, Alckmin e Aécio Neves, são cotados para a sucessão do presidente Michel Temer (PSDB), Luís Inácio Lula da Silva (PT), Ciro Gomes (PDT), os democratas Ronaldo Caiado e Rodrigo Maia, o paranaense Álvaro Dias (PV), entre outros vários nomes já ventilados dos nanicos. A metade destes postulantes fica pelo caminho ou vira vice de candidato de ponta.

Congestionamento

Falando em congestionamento de candidaturas, o mesmo vale para as 24 cadeiras da Assembleia Legislativa de Rondônia no ano que vem. Além da metade dos vereadores da Câmara Municipal de Porto Velho, vêm aí o ex-prefeito Roberto Sobrinho (PT), o atual secretário de Saúde Willians Pimentel (PMDB), Aluizio Vidal (Rede), Pimenta de Rondônia (Psol), além de ex-deputados estaduais.

Papel importante

O PSB de Rondônia acredita que terá papel importante nas eleições de 2018. Em primeiro lugar, porque o vice governador Daniel Pereira assumirá mandato tampão no lugar do governador Confúcio Moura (PMDB); em segundo lugar porque terá um candidato ao Senado competitivo, que é o prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires. Por último, porque poderá abrigar mais um candidato ao Senado em dobradinha, que é o governador Confúcio Moura.

Mais PSB

Também para a Câmara dos Deputados, o PSB acredita que poderá encaixar em alianças dois deputados federais. O ex-prefeito Mauro Nazif (Porto Velho) e o atual deputado estadual Cleiton Roque (Pimenta Bueno e Zona da Mata). Os socialistas assumiram a dianteira em organização partidária e já estão se preparando para 2018.  O lema deve ser aquele: Levanta, sacode a poeira e…

Via Direta

*** O final de semana foi marcado por encontros do PT, que comemorou 37 anos de criação;  e pela Rede, legenda que traçou as diretrizes partidárias para 2017 *** As chuvas intensas da semana passada aumentaram as crateras das ruas na capital. Haja operação tapa-buracos *** A União também vai participar dos programas de regularização fundiária nos municípios. Medida Provisória neste sentido já está em vigor.

 


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas