Porto Velho/RO, 26 Março 2024 09:45:04

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 22/01/2020 às 08h35min

A- A+

Vai muito além da notícia em si a informação

A verdade florestal  Vai muito além da notícia em si a informação – excelente – de que o monitoramento do nível dos rios do..

A verdade florestal 

Vai muito além da notícia em si a informação – excelente – de que o monitoramento do nível dos rios do Amazonas passará este ano a ser feito com mapas de altíssima resolução. A identificação imediata e precisa de áreas afetadas agiliza a emissão dos sinais de atenção, alerta e emergência, abrindo a possibilidade de empregar a mesma tecnologia em outras aplicações. Além da observação do meio ambiente, para a obtenção de dados mais exatos sobre a verdade florestal.

Sempre repetido pelo presidente Jair Bolsonaro, o conceito de que é preciso conhecer a verdade, conhecimento que por sua vez será libertador, encerra o fato importante de que se libertar da ignorância já é muito quando se trata de conhecimento e verdade. Estudando detidamente o que as palavras querem dizer, em seu sentido mais amplo, é uma exortação à pesquisa científica, instrumento de busca da verdade, e ao aproveitamento das verdades descobertas, ou seja, dos avanços tecnológicos.

O mapeamento bem definido propiciado pela tecnologia emprega drone e GPS de altíssima precisão. Exibindo como se fosse a olho nu informações como a situação das zonas de risco passíveis de alagamentos, dispensável dizer que essa conquista será também importante para a segurança da região.  Insegurança e desastres ambientais são duas “neuras” amazônicas. A tecnologia traz bons remédios para elas.

…………………………………..

Pau na Energisa

Em ano de eleição, os políticos procuram alguém para malhar. A Energisa, por exemplo, que já nasceu desgastada com a herança da Ceron e está ameaçada de expulsão no vizinho estado do Mato Grosso. Em Rondônia a  empresa será a grande bandeira de malhação da classe política na campanha eleitoral. A Assembleia Legislativa de Rondônia fez até CPI que não deu resultado nenhum, já que como se sabe quem decide sobre as tarifas de energia é a Aneel.

Policia Rural

Baseados na experiência bem sucedida do estado de Goiás com a criação da Policia Rural para combater o roubo de gado, maquinário e defensivos agrícolas, outros estados – na Amazônia o Acre começa a se organizar – trabalham com audiências públicas visando implantar o modelo. Os estados  de Rondônia e Acre estão seriamente atingidos com a mesma criminalidade no campo que Goiás e Mato Grosso.

Velha estratégia

O partido Aliança pelo Brasil, do presidente Jair Bolsonaro usa a mesma estratégia dos antigos raposões da política brasileira: quando a legenda se desgasta, como é o caso do PSL mais sujo do que poleiro, muda de nome, ou então se afasta da agremiação política que vira bode de bicheira. Foi assim que a Arena se cindiu com o PFL, que depois virou PDS, que o MDB se dividiu para o surgimento do PSDB. Este ainda concebeu o PSD como filhote. O Aliança está virando uma filia do PSL.

Onda de execuções

Em 2019 os estados de Rondônia, Acre e Amazonas vivenciaram uma verdadeira onda de execuções e o ano 2020 que está apenas no início já começa mostrando o mesmo cenário sanguinolento. Mais de 70 por cento de todos os casos de criminalidade na Amazonia está relacionada com o tráfico de drogas. Os cartéis tomaram conta dos estados da Amazônia e raramente os políticos tem coragem de discursar contra os  cartéis poderosos.

A inauguração 

Entusiasmados com a ponte sobre o Abunã quase concluída –faltando apenas aterros e artes finais – os políticos do Acre se precipitaram e “inauguraram” a obra no ano passado, instalando uma monumental bandeira Acreana, passando por cima do presidente  Jair Bolsonaro e do governador Marcos Rocha de Rondônia, onde fica sediada a ponte. Prudência e caldo de galinha, não fazem mal a ninguém ainda mais sobre datas de inaugurações de obras públicas. 

…………………………………………

 

Via Direta

*** Nos bastidores as empresas interessadas em assumir o controle do sistema de transportes coletivos em Porto Velho falam numa  nova tarifa de R$ 4,60 *** O preço é quase  semelhante a quantia do marmitex popular vendido para o povão em algumas avenidas da capital rondoniense *** O desgaste da gestão do prefeito Hildon Chaves nesta estação das chuvas – mais causada pelas alagações históricas –  pode adiar seus projetos ***  Mas se desistir da reeleição, virá quente e fervendo em 2022 para concorrer um cargo à Câmara Federal que era seu principal objetivo quando ingressou na política *** Seguem os desbarrancamentos no Rio Madeira com o fenômeno das terras caídas *** Todo cuidado é pouco e  tanto os pescadores como a população ribeirinha e bairros as margens do Madeirão devem agir com prudência evitando os pontos mais perigosos. 


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas