Porto Velho/RO, 24 Março 2024 02:19:31

J. Nogueira

coluna

Publicado: 19/05/2018 às 07h00min

A- A+

Informe Central

Rondônia Rural A semana que se inicia será, mais uma vez, uma das mais movimentadas do ano, em Ji-Paraná. O grande movimento em..

Rondônia Rural

A semana que se inicia será, mais uma vez, uma das mais movimentadas do ano, em Ji-Paraná. O grande movimento em estabelecimentos como bares, restaurantes e principalmente hotéis, se deve a realização da 7ª edição da Rondônia Rural Show que começa na quarta-feira (23) e se encerra no sábado, dia 26, sábado. A expectativa é que o comércio aumente o faturamento em, ao menos, 10%, referente ao mesmo período do ano passado. A conclusão do serviço de montagem dos estandes das empresas expositoras deva ser concluída até esta segunda-feira.

MOVIMENTO

Por falar em movimento, a secretária Seloi Totti, da Secretaria de Esportes e Turismo (Semetur) disse na sexta-feira (18) que continua realizando reuniões com outras pastas da administração municipal e estadual, além da rede particular de ensino, visando aumentar a ‘corrente’ de parceria para a realização do Dia Internacional do Desafio que ocorrerá dia 30, quarta-feira. Como se sabe, Ji-Paraná desafiará a cidade venezuelana San Luiz de La Paz que conta com uma população mais ou menos igual a da capital da BR-364. Até a próxima sexta-feira (25), todo o cronograma de atividades estará pronto.

CAPACITADO

O caso lamentável de um incêndio ocorrido no início da madrugada do domingo (13), em Ji-Paraná que acabou por destruir um depósito de uma empresa da cidade, mas apesar do grande prejuízo dos proprietários, mostrou também o lado bom. O fator positivo dessa triste história foi a capacidade comprovada do trabalho desempenhado, quando acionado do Corpo de Bombeiros da cidade. Várias pessoas que presenciaram o esforço das equipes do 2º Grupamento de Corpo de Bombeiros Militar relataram a rapidez e a agilidade das equipes. Mesmo com a destruição quase 100% do prédio, foi possível evitar que o fogo se alastrasse para outros imóveis, evitando uma tragédia maior. Parabéns!

SIMULAÇÃO 

Ponto positivo, também nesta semana que termina, vai para a equipe da Divisão de Educação de Trânsito (Diveduc) do Departamento Estadual de Trânsito (Detran RO), em Ji-Paraná. A equipe sob a coordenação de Ivete Alves simplesmente se desdobra para conseguir atender todo o calendário de atividades para este mês, que acontece a campanha internacional Maio Amarelo. Na quarta-feira (16), logo pela manhã uma simulação de acidente e alerta aos condutores e pedestres foi realizada no cruzamento da BR-364 com a rua Seis de Maio. Quem parou, assistiu, gostou e elogiou a iniciativa. Se apenas uma pessoa tiver absolvido a mensagem, segundo a educadora Marta Luna, já valerá a pena!

RETIRADA

A Autarquia Municipal de Trânsito (AMT) reiniciou esta semana a retirada dos sonorizadores e redutores de velocidade de várias vias de Ji-Paraná. A ação seria um atendimento à recomendação do Ministério Público Estadual (MPE) desde 2016. Ao menos três delas foram removidas da avenida Marechal Rondon da região centro, sentido bairro Dois de Abril, primeiro distrito do município. Para muitos condutores, o material extraído poderá resultar no aumento de acidentes, em decorrência da avenida citada ter um percurso bastante elevado, e com isso, alguns motoristas/motociclistas pratica velocidade acima do permitido na região. Vamos esperar!

ANEL VIÁRIO

O Departamento Estadual de Estradas e Rodagens (DER) através da equipe da Usina Regional Estadual e a 8ª Residência, após a parada do período de chuvas acelerou os trabalhos para a conclusão da rotatória do Anel Viário com a rodovia Estadual (RO-135), próximo a Ji-Paraná. Já é possível perceber que no mínimo 70% das carretas que passavam pelo perímetro urbano do município, já estão usando o novo trajeto, mais curto e com menos movimento. UFA!

 


Deixe o seu comentário